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Mercedes vai nacionalizar caminhão usado no setor de mineração

3 de fevereiro de 2014

A Mercedes-Benz do Brasil vai investir R$ 300 milhões no programa de nacionalização do Actros, caminhão do segmento de extrapesados utilizado nos setores de mineração e construção civil. O ve&ia

A Mercedes-Benz do Brasil vai investir R$ 300 milhões no programa de nacionalização do Actros, caminhão do segmento de extrapesados utilizado nos setores de mineração e construção civil. O veículo está em produção na fábrica da empresa, em Juiz de Fora (MG), desde 2012 e tinha apenas 20% a 30% de suas peças fabricadas localmente. Com o programa, esse índice chegará aos 40% neste ano e atingirá mais de 60% em 2015.

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Ao atingir um maior índice de componentes locais, os caminhões Actros terão maior acesso ao Finame, linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece taxas de juros inferiores às de mercado. Entre os itens a serem nacionalizados está o motor, que passará a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

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De acordo com o presidente da empresa, Philipp Schiemer, sem o Finame a companhia não conseguia competir no segmento de extrapesados, o que mais cresceu no ano passado. “Agora vamos atuar em igualdade de condições” e a produção do modelo deve dobrar. A nacionalização do Actros é resultado da experiência e know-how de engenheiros brasileiros, bem como de investimentos em desenvolvimento tecnológico””, disse.

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A fábrica mineira produziu 13 mil caminhões em 2013, dos quais mil eram da linha Actros, com modelos custando entre R$ 380 mil e R$ 450 mil. Para o mercado total de caminhões, Schiemer projeta números próximos aos do ano passado, quando foram fabricadas cerca de 150 mil unidades.

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De acordo com a empresa, o objetivo da linha Actros, formada por caminhões extrapesados, é oferecer alto nível de conforto em operações fora de estrada. Entre os modelos desenvolvidos, está o Actros 4844 Basculante, voltado para os setores de mineração e construção civil.

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O caminhão atende a aplicação fora de estrada e em canteiros de obras e é ideal para a operação com básculas, transporte de pedras de 1ª explosão, terra, minérios, entre outros. O modelo, com tração 8×4 e PBT técnico de 48 toneladas, vem equipado com um motor BlueTec 5 V6 de 435 cv de potência e transmissão powershift, totalmente automatizada de 12 marchas e eixos traseiros com redução nos cubos e tomada de força original Mercedes-Benz na transmissão.

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Com informações do jornal O Estado de S.Paulo e da Mercedes-Benz.

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Fonte: Notícias de Mineração Brasil

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