NOTÍCIAS

MINERAÇÃO EXPANDE COM INVESTIMENTOS E ATRAÇÃO DE EMPRESAS NO RIO GRANDE DO NORTE

15 de janeiro de 2014

Um dos principais setores da economia que leva o desenvolvimento para o interior do Rio Grande do Norte, a mineração inicia 2014 com perspectivas de aumento de produção e atração de novas empresas.Em 2013, se

Um dos principais setores da economia que leva o desenvolvimento para o interior do Rio Grande do Norte, a mineração inicia 2014 com perspectivas de aumento de produção e atração de novas empresas.

Em 2013, segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Estado contava com 136 processos lavrados com atividades de exploração mineral. “Cerca de 150 municípios do Rio Grande do Norte já fizeram algum requerimento no Departamento Nacional de Produção Mineral, temos 12 setores principais que se destacam na atividade mineral, como petróleo e gás, água mineral, ouro ferro, chelita, cimento e calcário”, explicou o coordenador do Setor Mineral da Sedec, Otacílio Oziel Carvalho.

O Estado conta ainda com 181 processos de requerimento de lavra pendentes no DNPM e 177 requerimentos de licenciamento. “Temos algumas áreas específicas que se destacam como o distrito industrial de Baraúna na produção de cimento, as minas de ouro em Currais Novos e a cerâmica em Parelhas”, destacou Otacílio.

Algumas empresas que operam no Estado já anunciaram planos de expansão como a fábrica de cimento em Baraúna que produz atualmente cerca de 1 milhão de tonelada por ano e pretende aumentar nos próximos anos para 3,4 milhões tonelada/ano, além da instalação de duas novas empresas de cimento em Currais Novos e Mossoró, duas empresas de calcário, com investimentos de cerca de R$ 100 milhões, além da fábrica de cerâmica do Grupo Elizabeth que está iniciando as obras em Baía Formosa.

“Estamos promovendo ações de incentivos ficais com os programas do governo PROADI E PROGÁS, como também no conhecimento técnico com a implantação de um Centro Tecnológico Mineral em Curais Novos. Com o MAIS RN vamos atualizar o mapa geológico do Estado, na atração de investidores e desenvolvimento econômico e social do Estado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato.

A exploração mineral no Estado segundo o secretário ainda se destaca em Cruzeta e Jucurutu na exploração do ferro, ouro e chelita em Lajes, cerâmica, água mineral e petróleo e gás natural, este último com destaque para a nova área descoberta pela Petrobras na Bacia Potiguar.

 

Fonte: Portal no Ar

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM visita montadora BYD, na China, e empresa vê interesse nos minérios do Brasil

11 de janeiro de 2024

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS