NOTÍCIAS

MINERAÇÃO GANHA STATUS DE SECRETARIA DE ESTADO

9 de novembro de 2015

O governador Geraldo Alckmin publicou na última sexta-feira (6), o decreto 61.604 estabelecendo que Secretaria de Energia passa a denominar-se Secretaria de Energia e Mineração.

O governador Geraldo Alckmin publicou na última sexta-feira (6), o decreto 61.604 estabelecendo que Secretaria de Energia passa a denominar-se Secretaria de Energia e Mineração.

“Estamos trabalhando para que esse setor tenha uma nova etapa de desenvolvimento em São Paulo, com uma mineração responsável”, disse o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

A Secretaria já compreende as funções da área de mineração, inclusive com uma Subsecretaria que trata especificamente do tema. O setor tem a missão de fomentar a mineração responsável no Estado, visando garantir o suprimento de insumos minerais à indústria, construção e agricultura, além de incentivar a modernização tecnológica na pesquisa, produção e beneficiamento mineral.

Entre as ações da Subsecretaria estão a manutenção do sistema estadual de informações minerais, que incluem a elaboração do Balanço e da Matriz Mineral Paulista que identifica fontes e consumidores da indústria mineral estadual, o planejamento estadual de recursos minerais, por meio de programas de Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) em consonância com os Planos Diretores Municipais, e o apoio ao desenvolvimento da mineração no território paulista em conjunto com órgãos federais, estaduais e municipais.

A competência pela concessão de outorga de pesquisa e exploração de recursos minerais é federal. Cabe ao Estado a regulação ambiental das atividades e aos municípios a autorização para o exercício local dessas atividades.

Mineração em São Paulo

São Paulo é o terceiro maior produtor de bens minerais do país e o maior consumidor de insumos da cadeia de construção para habitação e infraestrutura. É também o maior produtor de equipamentos e insumos para a indústria mineral. Movimentou US$ 1 bilhão em 2014, empregando mais de 200 mil trabalhadores.

O Estado possui mais de 2.800 minas em operação, com 95% de produção em areia, brita, calcário e argila. Só a região Metropolitana de São Paulo recebe, diariamente, mais de 4.500 carretas de areia. Diferentemente de outros estados, predominantemente exportadores, São Paulo é o destinatário final destes insumos, gerando riqueza e renda local.

Sobre a Secretaria de Energia e Mineração

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo tem o objetivo de coordenar as ações que assegurem o suprimento, a universalização, a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de insumos energéticos visando o desenvolvimento sustentável de São Paulo.

Por meio do incentivo da exploração de energias alternativas e limpas, a Secretaria busca aumentar a segurança energética ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade ambiental.

A pasta é composta por quatro subsecretarias (Energia Elétrica, Energias Renováveis, Mineração e Petróleo e Gás), dois conselhos (Conselho Estadual de Política Energética – Cepe e o Conselho Estadual de Petróleo e Gás – Cepg), e duas empresas vinculadas (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. – Emae e Companhia Energética de São Paulo – Cesp).

Fonte: Santa Portal
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

IBRAM destaca, em congresso, mineração sustentável como pilar do desenvolvimento do Pará e do Brasil

1 de abril de 2025

A relevância das contribuições da mineração sustentável, responsável e segura para o desenvolvimento socioeconômico do Pará e do Brasil como…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS