NOTÍCIAS

Mineração gera 15 mil empregos em Moçambique

24 de outubro de 2013

Projetos de exploração e mineradoras criaram cerca de 15 mil novos postos de trabalho, nos últimos cinco anos, em Moçambique. Os dados são do Ministério de Recursos Minerais. Os empregos foram resultado de in

Projetos de exploração e mineradoras criaram cerca de 15 mil novos postos de trabalho, nos últimos cinco anos, em Moçambique. Os dados são do Ministério de Recursos Minerais. Os empregos foram resultado de investimentos da ordem de US$ 5 bilhões, oriundos de várias partes do mundo, de acordo com Esperança Bias, ministra dos Recursos Minerais. Entres esses investimentos está o projeto de carvão Moatize, da Vale.

rn

Bias, que falou, ontem, em Maputo, na abertura de uma audiência pública sobre políticas e estratégias de recursos minerais e de responsabilidade social empresarial na indústria extrativa. A ministra disse que, fora os ganhos sociais com abertura de milhares de postos de trabalho, a exploração permitiu a arrecadação de mais de um US$ 1 bilhão em receitas fiscais.

rn

Segundo ela, o país tornou-se destino preferencial de investimentos devido à estabilidade do ambiente político e socioeconômico, bem como pela crescente demanda internacional de recursos minerais.

rn

O volume de investimentos vai, seguramente, crescer ainda mais com a implementação dos inúmeros projetos já em curso e com a entrada de novos atores na atividade mineira e petrolífera, tendo em vista que decorrem prospecções dos recursos em quase todo o território nacional, acrescentou a ministra.

rn

Até ao momento, Moçambique produz e exporta gás natural para o mercado regional, principalmente o sul-africano, bem como areias pesadas, carvão mineral e gemas, que são comercializadas em diversos países. No caso do carvão extraído em Tete pelas multinacionais Vale e Rio Tinto, o principal mercado tem sido a Ásia.

rn

Enquanto se consolidam os projetos em fase de exploração, espera-se para breve o arranque de outros empreendimentos ligados à extração de fosfato, em Nampula, minério de ferro, em Tete, e grafite e bauxita na província de Cabo Delgado, segundo informações avançadas pela ministra Esperança Bias.

rn

Ela destacou que as recentes descobertas de gás natural na Bacia do Rovuma poderão tornar o país num grande produtor e exportador à escala internacional daquele combustível já na sua forma liquefeita.

rn

No que se refere à política de responsabilidade social empresarial, o governo pretende pôr cobro às ações do gênero que têm sido feitas de forma considerada dispersa e sem definição consistente que permita uma contribuição justa e equilibrada.

rn

Os instrumentos debatidos serão dentro em breve submetidos ao Conselho de Ministros para apreciação final e aprovação. As informações são da Televisão Moçambique.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no Pará

7 de dezembro de 2022

As inscrições para o Prêmio Simineral de Comunicação já podem ser feitas pelo site simineral.org.br “Diversidade e inclusão: os compromissos da…

LEIA MAIS

Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

PDAC 2022 é remarcado para junho

26 de janeiro de 2022

Devido a restrições de saúde pública em Ontário, Canadá, a organização da conferência Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC…

LEIA MAIS