Mineração na Bolívia cresce 10% no primeiro trimestre de 2016
20 de julho de 2016
O desempenho do setor é explicado principalmente pela maior produção de zinco, principal metal produzido e exportado pelo país, que aumentou em 15,3%
Um relatório do Ministério da Economia da Bolívia destacou o “forte crescimento do setor mineral” no âmbito das atividades produtivas do país. O desempenho do setor é explicado principalmente pela maior produção de zinco, principal metal produzido e exportado pelo país, que aumentou em 15,3%.
“Pelas atividades econômicas, se vê um desempenho favorável quase na totalidade dos setores, destacando a mineração, que foi a atividade com maior expansão no primeiro trimestre de 2016, com um crescimento de 10,2%”, diz o relatório.
Segundo o informe oficial, a mineração registrou a taxa de expansão que “se constitui na taxa mais alta desde 2009 para o mesmo trimestre”. Outros produtos, além do zinco, que também contribuíram para o crescimento dos níveis de produção foram a prata e o chumbo, em 9,3% e 36,3%, respectivamente.
No âmbito das exportações, já que a maior parte da produção de minerais na Bolívia é destinada ao mercado externo, o volume também demonstrou um importante crescimento no trimestre, 7%. As vendas, por sua vez, se destacam com a alta de 16,8% das vendas de zinco, 18,9% de chumbo, e 14,2% de prata. No caso do zinco, Coreia do Sul, China e Austrália estão entre os principais compradores do minério boliviano. Estes países aumentaram a demanda, respectivamente, em 130%, 112,7% e 54,9%.
A dinâmica da atividade mineral na Bolívia durante os primeiros três meses deste ano é considerável, de acordo com o jornal El Diário, levando em conta que se produziu em um contexto de baixa dos preços internacionais dos minerais, os quais reduziram em 20,3%, em comparação ao mesmo período de 2015, além de estar diante uma demanda externa ainda fraca.
A economia boliviana teve aumento de 4,9% no primeiro trimestre deste ano, superando o mesmo período do ano passado, segundo números divulgados pelo Índice Global de Actividad Económica (Igae), publicados pelo Instituto Nacional de Estadística (INE).
Notícias de Mineração Brasil