NOTÍCIAS

Mineradora canadense de fertilizantes busca clientes no Brasil

24 de setembro de 2015

A canadense Focus Ventures, especializada em fertilizantes minerais, procura mercados na América Latina para vender rocha fosfática reativa (RPR, na sigla em inglês) que será produzida no projeto Bayóvar 12, no norte

A canadense Focus Ventures, especializada em fertilizantes minerais, procura mercados na América Latina para vender rocha fosfática reativa (RPR, na sigla em inglês) que será produzida no projeto Bayóvar 12, no norte do Peru. A mineradora disse que fez visitas no Brasil e na Argentina para conversar com grupos de inteligência de mercado e com consumidores de fertilizantes.

rn

O projeto Bayóvar 12 tem uma área de 12.575 hectares e fica no distrito peruano de Sechura, a aproximadamente 800 quilômetros da capital Lima. O empreendimento é quase vizinho da mina de rocha fosfática Bayóvar, da mineradora brasileira Vale, que fica a cerca de 20 quilômetros a sudoeste do projeto Bayóvar 12.

rn

O projeto da Focus visa a produção anual de, pelo menos, 300 mil toneladas de RPR que serão vendidas na América do Sul para serem aplicadas na produção de fertilizante natural de aplicação direta (Danf, na sigla em inglês). Bayóvar 12 ainda está em fase de estudo prévio de viabilidade, que deve ser concluído em dezembro deste ano.

rn

Os recursos medidos e indicados de Bayóvar 12 são de 300,49 milhões de toneladas base úmida e 227,19 milhões de toneladas base seca de minério com teor médio de 13,1% de pentóxido de fósforo (P2O5). Os recursos inferidos do projeto da Focus são de 130 milhões de toneladas base úmida e 102,17 milhões de toneladas base seca de minério com teor de 13,1% de P2O5.

rn

No ano passado, o Brasil importou cerca de 79% do total de fertilizantes que consumiu, segundo dados apresentados pelo CEO da Bemisa, Augusto Lopes, na semana passada na feira de mineração EXPOSIBRAM, em Belo Horizonte (MG). Em conjunto com o CEO da Brazil Potash, Matt Simpson, foi conduzido um painel abordando as vantagens competitivas de projetos de fertilizantes no Brasil em relação ao consumo de produtos importados.

rn

Os dois apresentaram, com muitos argumentos, como produtos de fertilizantes provenientes do próprio país podem ter mais qualidade, custos mais baixos e melhor logística na comparação com produtos do Canadá e Rússia, por exemplo. O CEO da Bemisa apresentou o projeto Jauru, em Mirassol D’Oeste (MT), onde a mineradora pretende produzir superfosfato simples (SSP), e o CEO da Brazil Potash deu detalhes sobre o projeto em Autazes (AM), que tem produção prevista 2,2 milhões de toneladas por ano de KCl.

rn

Outra mineradora canadense, recentemente, também buscou mercado no Brasil e fechou a venda de 150 mil toneladas de KCl para 12 companhias locais. A Gensource Potash Corporation controla o projeto Lazio, em Saskatchewan, no Canadá.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Remineralizadores de solos será tema de painel no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…

LEIA MAIS