Mineradora de areia industrial em Sergipe começa operações em junho
25 de fevereiro de 2016
A unidade fará parte do complexo de indústrias para a região com a implantação da vidreira Saint-Gobain, grupo do qual a mineradora faz parte
As atividades da usina de beneficiamento de minério para a produção de areia industrial certificada na cidade de Estância (SE), da Jundu Nordeste Mineração, devem ter início dentro de quatro meses. Os investimentos do empreendimento totalizam R$ 8,1 milhões.
A unidade fará parte do complexo de indústrias para a região com a implantação da vidreira Saint-Gobain, grupo do qual a mineradora faz parte. Segundo a Jundu, R$ 5,1 milhões foram financiados pelo Banco do Nordeste, por meio do Programa de Apoio ao Setor Industrial do Nordeste (FNE Industrial). O valor será usado na aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, veículos, construção civil, bem como capital de giro.
O diretor de marketing da mineradora, Edson Gomiero, disse que a empresa busca contribuir com o desenvolvimento das regiões onde opera, por meio da contratação de mão de obra local, bem como empresas de manutenção e serviços industriais locais.
“Dentro desta filosofia, o Banco do Nordeste foi a escolha natural. A longa experiência da instituição em negócios e a oferta de funding [financiamento a longo prazo] em adequadas e convenientes condições para projetos de longa maturação levou naturalmente o Banco do Nordeste a ser a primeira escolha da Jundu”, disse.
O gerente de negócios da agência Aracaju-Centro do Banco do Nordeste, Hugo Michel Vieira, afirmou que a empresa, que atua no segmento de mercado específico de minerais não metálicos, terá sucesso no âmbito industrial e social, por ser uma companhia consolidada no mercado nacional e com know-how de várias décadas, gerando emprego e renda para região.
De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Sergipe possui cerca de 196 ocorrências minerais distribuídas em 54 dos 75 municípios.
“Nesse ambiente favorável que a Jundu se instalará e fará integração produtiva horizontal com outra que também financiamos no setor de vidros. Tive a oportunidade de ter participado da atração quando estava no Governo do Estado e agora a satisfação de financiarmos na perspectiva de geração de emprego e renda”, disse o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento.
A Jundu Mineração, principal acionista da Jundu Nordeste Mineração, foi fundada em fevereiro de 1959, extraindo e beneficiando areias quartzosas no litoral. Em 1995, se juntou ao grupo Saint-Gobain que, em 2002, formou joint venture com uma empresa controlada pela belga Sibelco.
A mineradora possui plantas em Analândia (SP), Balneário Barra do Sul (SC), Bom Sucesso de Itararé (SP), Descalvado (SP), São João del-Rei (MG) e Viamão (RS). Ela produz e comercializa areia quartzosa industrial, areias resinadas, sílica moída, calcário calcítico e dolomita. Seus produtos atendem aos mercados de fundição, vidro, cerâmico, abrasivos, filtros, campos esportivos, produtos químicos, operações de faturamento em poços de petróleo, entre outros.
Notícias de Mineração Brasil