NOTÍCIAS

Mineradora pretende abrir exploração em Santa Maria de Itabira

17 de abril de 2012

 rnAlém da grande quantidade de vagas abertas em Santa Maria de Itabira para a construção do trâmites junto aos órgãos competentes para explorar minério de ferro na cidade. De acordo com o&nbs

 

rn

Além da grande quantidade de vagas abertas em Santa Maria de Itabira para a construção do trâmites junto aos órgãos competentes para explorar minério de ferro na cidade. De acordo com o prefeito Geraldo Coelho do Nascimento (Geraldo Noé), a previsão é que extração comece em 2016.   

rn

A área a ser minerada é conhecida como Serra do Morro Escuro, localizada a seis quilômetros do centro urbano. “O projeto é para 20 anos”, disse o prefeito, empolgado. A empresa já se reuniu com o Executivo para discutir diversas questões, inclusive um desvio fora da cidade, por onde passariam os caminhões de minério sentido Itabira, destino do escoamento. 

rn

Mesmo sem informações sobre os valores dos investimentos, a Manabi promete movimentar a região. Segundo Geraldo Noé, a mesma empresa vai  operar também em Morro do Pilar e transportar a matéria-prima em mineroduto – projeto distinto do da Anglo American. O município de Santa Maria de Itabira conta atualmente com mineração em Cuité, de propriedade da Rede Gusa. A comunidade rural que fica a 40 quilômetros da cidade. 

rn

Vagas de emprego

rn

Até a extração no Morro Escuro começar a gerar emprego, a procura por profissionais em Santa Maria e região fica por conta do projeto Minas-Rio. Empreiteiras contratadas para construir o mineroduto, que levará a produção de Conceição do Mato Dentro ao Rio de Janeiro, vão demandar cerca de 1.300 profissionais. Os alojamentos e as contratações já começaram. De acordo com Geraldo Noé, a cidade sediará maior parte dos operários por oferecer melhor infraestrutura, mas outros municípios da região, como Santo Antônio do Rio Abaixo, também receberão os profissionais. A obra deve durar até 2013. 

rn

 

 

Fonte: De Fato

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Presidente do IBRAM visita montadora BYD, na China, e empresa vê interesse nos minérios do Brasil

11 de janeiro de 2024

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…

LEIA MAIS

IBRAM discute desafios e oportunidades da mineração sustentável no Pará

18 de março de 2025

Crédito: Divulgação “Mineração no Pará: Tendências para a Sustentabilidade” foi o tema do workshop realizado no dia 14 de março,…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS