NOTÍCIAS

Mineradora Vanádio de Maracás recebe o mais moderno forno de calcificação do mundo

29 de julho de 2013

O forno de calcinação, equipamento mais importante para o beneficiamento do Vanádio que será instalado na unidade do grupo canadense Largo Resources, mede 90 metros de comprimento e 4,2 de diâmetro interno, e ser&aac

O forno de calcinação, equipamento mais importante para o beneficiamento do Vanádio que será instalado na unidade do grupo canadense Largo Resources, mede 90 metros de comprimento e 4,2 de diâmetro interno, e será responsável pelo processamento de 1.060 toneladas de concentrado por dia. O Grupo Omega, que será responsável por organizar o transporte em 5 dias, utilizará 16 carretas para transportar o equipamento da Base Naval de Aratu até Maracás, explica o Diretor-executivo da Vanádio de Maracás, Kurt Menchen, e cada duas carretas com 2 batedores sairão com a distância de 500 m do próximo grupo, tendo cada um com dois batedores.

rn

O forno de calcinação tem um revestimento interno de material refratário e é composto por peças produzidas na China, Finlândia, Dinamarca, Alemanha Espanha e Estados Unidos. O Vanádio é um metal utilizado em ligas metálicas de alta resistência (em aço e alumínio). Na maioria das vezes ele é misturado com o ferro ou alumínio, com o objetivo de aumentar a resistência e reduzir o peso. É insumo essencial em instrumentos cirúrgicos, na construção civil, indústrias aeroespacial e aeronáutica, gás e óleo, superestruturas de pontes, túneis, ferrovias, entre outros, propiciando resistência e leveza, sendo sua principal forma de comercialização como liga de ferro-vanádio e como Pentóxido de Vanádio.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Bahianegocios

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…

LEIA MAIS