NOTÍCIAS

Ministro da Indústria e Inovação da Suécia visita Belo Horizonte (MG) na próxima semana

18 de maio de 2015

O Ministro da Indústria e Inovação, Sr. Mikael Damberg, participará de seminário sobre inovação na FIEMG com foco nos setores de mineração e florestal. O objetivo  é estreitar

O Ministro da Indústria e Inovação, Sr. Mikael Damberg, participará de seminário sobre inovação na FIEMG com foco nos setores de mineração e florestal. O objetivo  é estreitar laços de cooperação entre os dois países. 

Na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, por ocasião da visita do Ministro da Indústria e Inovação da Suécia, Sr. Mikael Damberg, o Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA) e a Embaixada da Suécia, promoverá o encontro “Inovação no Setor de Mineração – A Experiência Sueca e Brasileira”.  As inscrições são gratuitas. 

Representantes do setor da mineração e do setor florestal se reunirão para dar continuidade às crescentes relações entre os dois países e impulsionar a colaboração sueco-brasileira em projetos voltados a essas áreas.  

“Será uma excelente oportunidade para que os brasileiros conheçam mais sobre a experiência da Suécia, que é hoje o maior produtor de minério de ferro da Europa”, pontuou o Diretor-Presidentedo IBRAM, José Fernando Coura. O País conquistou um alto desenvolvimento tecnológico por meio de incentivos do Governo à inovação e parcerias entre as indústrias e as universidades. Os suecos também tiveram êxito no aumento da produtividade: o setor de mineração produz, hoje, mais de 70 milhões de toneladas de minérios tendo somente cinco minas ativas, ao passo que em 1960 a Suécia possuía 60 minas, que produziam apenas 28 milhões de toneladas. 

A Suécia é hoje também o segundo maior exportador de produtos florestais (papel, celulose e produtos madeireiros) e o país enfatiza a importância de processos produtivos sustentáveis. Hoje, setores como o florestal trabalham juntamente com a sociedade na denominada bioeconomia, substituindo recursos fósseis por biológicos. “Questões como o manejo florestal e gestão de processos de forma sustentável são temáticas importantes no contexto atual da indústria florestal e o seminário oportunizará uma troca de experiência entre os países”, diz o Presidente da Câmara da Indústria de Base Florestal, da FIEMG, Fausto Varela.  

 Informações e contato

Para ter mais informações, encontrar os especialistas da delegação ou participar do seminário, entre em contato com o Conselho de Comércio e Investimento da Embaixada da Suécia, no email elsa.stefenson@business-sweden.se. Segue anexa a programação do seminário.  

rn

 

rn

 

 

Fonte: Divulgação

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

IBRAM vai organizar o censo da diversidade do setor mineral

16 de março de 2022

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…

LEIA MAIS