NOTÍCIAS

MM Gerdau celebra “Dia do aço” com programação especial

9 de abril de 2019

Museu receberá atividades especiais e uma exposição temporária com obras do artista Ricardo Carvão

Na próxima semana, dia 09 de abril, será comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Aço. A data será celebrada pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal com uma programação especial dedicada a conhecer mais sobre este metal, suas aplicações, tecnologias aplicáveis e sua relevância para o estado de Minas Gerais, que é um dos maiores polos da indústria siderúrgica no país.

Desenvolvido em 1856, a partir da junção entre ferro e carbono, o aço se tornou um dos metais mais comuns do mundo e é amplamente utilizado desde a agricultura, passando pela construção civil, indústria automobilística, equipamentos domésticos e embalagens, movimentando uma grande cadeia econômica que envolve diversos setores da indústria.

No MM Gerdau, além de conhecer mais sobre essa história visitando exposições permanentes como o “Espaço do Aço” em um ambiente que traça uma linha do tempo com abordagem interativa e tecnológica sobre o tema, o público contará ainda com atividades especiais e educativas que abordam “Os metais e os sistemas de transporte” entre os dias 02 e 26 de abril.

O aço será ainda tema de uma exposição exclusiva do artista Ricardo Carvão que inaugura a “Sala de exposições temporárias” do Museu. Nomeada “Ressignificando o aço: 40 anos de Ricardo Carvão”, a exposição, que conta com apoio da Gerdau, fica em cartaz entre 11 de abril e 09 de junho e traz ao MM Gerdau as obras do artista-plástico paraense que utiliza o aço como matéria-prima de suas obras desde 1979, sempre valorizando formas geométricas e reutilização de materiais.

Inspirado pela natureza, música e por uma evolução de suas próprias obras, Ricardo Carvão assina importantes monumentos que podem ser visitados pelo público em Belo Horizonte. Entre os destaques estão “Monumento à Paz”, comemorativo da visita do Papa João Paulo II à capital em 1982, “o Voo”, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de 1984, e “Liberdade”, na Praça da Liberdade, de 1991.

Ações educativas “Os metais e os sistemas de transporte”

Oficina “Trem Eletromagnético Caseiro” – Os eletroímãs e o transporte sobre trilhos
Data: De 02 a 26 de abril
Horário: De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h.
Classificação etária: Livre

Coleção do Mês: “Os metais e os sistemas de transporte” – elementos que podem ser incorporados ao aço para melhorar suas propriedades
Data: De 02 a 26 de abril
Horário: De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h.
Classificação etária: Livre

Exposição “Ressignificando o aço: 40 anos de Ricardo Carvão”
Datas: 11/04 a 09/06
Horário: Terça a domingo, das 12h às 18h, e nas quintas-feiras, das 12 às 22 horas
Sala de exposições temporárias

Toda a programação é gratuita.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.

Serviço:

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Endereço: Prédio Rosa – Praça da Liberdade
Horário de funcionamento:
Terça a domingo – 12h às 18h
Quinta-feira – 12h às 22h
Toda última terça-feira do mês – 12h às 17h

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

IBRAM vai organizar o censo da diversidade do setor mineral

16 de março de 2022

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…

LEIA MAIS

ESG é caminho sem volta para mineração e outros setores empresariais

3 de novembro de 2020

Mineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…

LEIA MAIS