NOTÍCIAS

Moçambique está entre os países que mais recebem investimento estrangeiro

17 de julho de 2013

Moçambique está entre os 10 países africanos que mais receberam investimento direto estrangeiro (IDE) em 2012, especialmente do Brasil, de acordo com estatística do banco português BPI. Em Moçambique est&atild

Moçambique está entre os 10 países africanos que mais receberam investimento direto estrangeiro (IDE) em 2012, especialmente do Brasil, de acordo com estatística do banco português BPI. Em Moçambique estão projetos importantes de mineração, especialmente de carvão. A Vale possui operações de carvão na província de Tete, no país africano.

rn

De acordo com o estudo mais recente do BPI sobre a economia moçambicana, o IDE líquido do exterior praticamente duplicou no ano passado em relação a 2011, indo de US$ 2,7 bilhões para US$ 5,2 bilhões, destinados sobretudo aos grandes projetos.

rn

“A capacidade de atração de investimento estrangeiro e a exploração de recursos naturais têm sido determinantes para elevar o potencial de crescimento da economia”, informou o relatório.

rn

Ainda de acordo com o documento, 83% do IDE líquido, equivalente a 35,7% do PIB, foi absorvido pelo setor da indústria extrativa e cerca de 76% direcionado a grandes projetos.

rn

Os grandes projetos são responsáveis por mais de metade das exportações de bens e o alumínio da fábrica Mozal continua a ser o principal produto de exportação, mas a extração de carvão vem crescendo muito rapidamente.

rn

A maior parte desses fluxos de capital se refere a projetos de carvão mineral, sobretudo da Vale, em Moatize.

rn

“A exploração dos recursos naturais em Moçambique, principalmente de carvão e gás, tem-se assumido como o principal fator de interesse para o IDE e tem justificado a expansão extraordinária do setor, suportando as elevadas taxas de crescimento da economia”, adianta.

rn

Enquanto que, em 2011, Moçambique era o 14º país que mais atraía IDE, no ano passado o país pode ter entrado para os 10 primeiros lugares da lista das economias africanas que mais atraíram investimentos estrangeiros, afirma o relatório elaborado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, informou o BPI.

rn

O Brasil esteve no topo da lista do ano passado, com 25% do total, seguido dos Estados Unidos, com 18%, e Austrália e Itália, com 12% cada.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diretor do IBRAM debate sobre direito minerário e destaca importância do fortalecimento da ANM

22 de julho de 2022

Especialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública para 8 protocolos do TSM

17 de outubro de 2022

Está aberta a consulta pública, lançada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), para receber contribuições ao processo de adaptação e tradução…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS