Brasil ocupa posição de destaque no mercado internacional de rochas ornamentais; segmento é considerado estratégico para o PaísrnO Nordeste é o segundo maior produtor brasileiro de rochas utilizadas na constr
Brasil ocupa posição de destaque no mercado internacional de rochas ornamentais; segmento é considerado estratégico para o País
rn
O Nordeste é o segundo maior produtor brasileiro de rochas utilizadas na construção civil. A informação é do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueira, que participou, na semana passada, do evento Fortaleza Brazil Stone Fair, no Ceará.
rn
Segundo o secretário, o mercado está em expansão, e o País ocupa a posição de terceiro maior exportador de blocos de rochas ornamentais usadas para fins de revestimento. Em produtos acabados, é o quinto.
rn
“Nesse contexto, o Ceará tem se firmado como importante produtor”, disse Nogueira. Ele explicou que a expansão no estado coloca o Brasil em uma posição estratégica em relação aos mercados consumidores devido aos projetos de infraestrutura de transporte e escoamento que estão sendo realizados na região.
rn
“O Brasil possui uma das maiores diversidades de rochas ornamentais e umas das maiores reservas e está entre os principais produtores mundiais desse recurso”, observou o técnico.
rn
Fortalecimento regional
rn
Para fomentar ainda mais a expansão do segmento de rochas ornamentais na região Nordeste, Nogueira disse que é preciso aprimorar a articulação entre diversos agentes envolvidos, com a finalidade de promover o fortalecimento regional do setor e a consolidação de uma posição de destaque no mercado.
rn
“Governo, setor e sociedade devem buscar conjuntamente propostas e soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria de rochas ornamentais, em seus diversos segmentos”, afirmou o secretário. Ele explicou ainda que, o desenvolvimento da indústria de rochas ornamentais irá fortalecer outros setores da economia regional e mercados vinculados à produção e ao beneficiamento de rochas.
rn
rn
Fonte: Ministério de Minas e Energia
A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…
LEIA MAISA Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…
LEIA MAISTerceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…
LEIA MAIS