NOTÍCIAS

Norma ABNT NBR ISO 6352:2021 que determina o teor do níquel é publicada

2 de agosto de 2021

Figura 1:  Limalhas. Crédito: Wikipédia                                                                           Figura 2 . Precipitado de níquel- dimetilglioxima.Disponível em:< 3.https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A4%D0%B0%D0% B9%D0%BB:Ni(dmg)2.JPG> Acesso em 27 de jul.2021

 

Adotar normas internacionais da ISO, como norma nacional ABNT NBT ISO, demanda grande esforço por parte da ABNT/CEE-081 (Comissão de Estudos Especiais de Minérios, Concentrados e Produtos Primários de Cobre e Níquel), cuja secretaria técnica é do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

O primeiro passo requer uma definição de prioridades pelos usuários brasileiros sobre quais normas traduzir e adotar. O próximo passo recai na definição da equipe da Comissão que participará das reuniões para tradução da norma. Na etapa de tradução, a fidelidade ao conteúdo da norma original, e a observação de vocabulário de termos técnicos estabelecido pela ABNT precisam ser rigidamente seguidos bem como a aplicação do conhecimento adquirido e a utilização de terminologia específica para métodos analíticos brasileiros.

Antes de ser publicada, a nova norma a ser adotada precisa ser oficialmente aprovada em reunião ordinária da CEE-081, para finalmente ser analisada e aprovada pela equipe da ABNT.

Trata-se, portanto, de trabalho muito importante, que requer experiência técnica no desenvolvimento dos métodos analíticos, conhecimento da estrutura das normas ABNT NBR ISO, domínio dos idiomas inglês e português e expertise no conteúdo específico de cada norma.

Segundo o Coordenador da CEE-081, Eng. Arnaldo Borges, a publicação da Norma para análise de Níquel em Ferroníquel (fig.1) por Dimetilglioxima (fig.2 e 3), garante ao setor, a aplicação de um método primário, de referência, para situações específicas tais como: i) casos de divergência de resultados em transações comerciais, ii)análises de Ferroníquel para produção de materiais de referência (MR) e materiais de referência certificados (MRC), utilizados na calibração de equipamentos para análise instrumental e controle da qualidade analítica; iii) confirmação do teor de níquel em casos de dúvidas quanto à performance de outros métodos analíticos aplicados.

Esta norma encontra-se disponível no portal da ABNT (ABNT catálogo ou ABNT Coleção), para os usuários brasileiros das empresas produtoras e consumidoras de Ferroníquel, bem como dos laboratórios comerciais prestadores de serviços para o setor.

Figura 3. Estrutura molecular.Disponível em:< 1 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NIMGLO12.png > acesso em 27 de jul.2021

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração apresenta avanços e avalia como superar desafios para promover diversidade, equidade e inclusão

27 de março de 2025

Representantes do setor discutem boas práticas, desafios e oportunidades na construção de um ambiente mais plural na 4ª edição da…

LEIA MAIS

IBRAM recebe delegação do Congresso americano para tratar de MCEs

26 de maio de 2025

Uma delegação do Comitê de Relações Exteriores do Congresso Nacional dos Estados Unidos foi recepcionada pela direção do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS

Mineração amplia faturamento e recolhimento de tributos em 6% no 1º semestre

24 de julho de 2023

Dados se mostram superiores aos do 1º semestre de 2022. Mineradoras criam mais empregos e vão investir mais de US$…

LEIA MAIS