NOTÍCIAS

Ouro lidera ranking de investimento em agosto

3 de setembro de 2012

rnSão Paulo. A inflação corroeu o rendimento da maioria dos investimentos em agosto. No mês passado, o IGP-M de 1,43% só foi superado pela ouro (alta de 4,67%) e Ibovespa (1,72%). Na lanterna do ranking, fi

rn

São Paulo. A inflação corroeu o rendimento da maioria dos investimentos em agosto. No mês passado, o IGP-M de 1,43% só foi superado pela ouro (alta de 4,67%) e Ibovespa (1,72%). Na lanterna do ranking, ficou o dólar comercial com desvalorização de 0,83%. “Em épocas de crise, o ouro vira um refúgio para os investidores”, afirma Fábio Colombo, administrador de investimentos.

rn

Entre janeiro e agosto, a inflação medida pelo IGP-M foi de 6,07% e só superada pelo ouro (16,79%) e o dólar comercial (8,61%). A pior aplicação do ano é o Ibovespa, com uma valorização de apenas 0,54%.

rn

O Ibovespa poderia ter tido um melhor desempenho em agosto, mas somente nesta semana a desvalorização foi de 2,34%. “Se não fosse esse final de mês com uma piora da aversão ao risco internacional, a Bolsa poderia ter liderado. Também houve uma preocupação muito forte com o crescimento chinês, o que afeta a Vale”, diz Michael Viriato, professor de Finanças do Insper. A Vale tem forte peso no índice na Bovespa e é grande exportadora de minério de ferro para a China. Em agosto, as ações da Vale PNA recuaram 9,20%, e a Vale ON caiu 9,61%.

rn

Na avaliação de Viriato, a Bolsa deve ser firmar como um bom investimento até o fim do ano. O Ibovespa chegou a liderar o ranking de investimento em julho, com alta de 3,21%.

rn

O administrador de investimentos Fábio Colombo lembra, por exemplo, que essa instabilidade do Ibovespa deixou alguns papéis com um preço bastante interessante para os investidores. “Quem investir e tiver paciência vai ter boas chances de ganho no futuro. Eu sempre recomendo comprar gradativamente ao longo das baixas e vender gradativamente ao longo das altas”, afirma Colombo. Ele também acredita que a melhora nos mercados será gradual. “Não vamos ter nenhuma bala mágica”, diz.

rn

A alta do IGP-M tem acelerado nos últimos meses e prejudicado as aplicações mais conservadoras.

rn

A atratividade da renda fixa também fica cada vez menor com a queda da taxa de juros básicas. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) fez o nono corte seguido da Selic, agora em 7,50% ao ano. “Vai ficar cada dia mais evidente que as pessoas vão ter que diversificar mais o investimento. E a diversificação vai ocorrer na renda fixa com quatro alternativas de investimento, por exemplo, ou na renda variável com um pacote de ações”, diz Mauro Calil, educador financeiro.

rn

A rentabilidade das aplicações, segundo Mauro Calil, tem acompanhado o momento de transição econômica pelo qual passa o Brasil, sobretudo com as seguidas reduções da Selic. “Até o fim do ano passado, você sempre ficava com uma alternativa clara: ou era renda variável que ganhava em tudo ou era renda fixa que se destacava. Neste ano está embolado”.

rn

 

Fonte: O Tempo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Lei sobre segurança de barragens é sancionada, ampliando a segurança jurídica para o tema de barragens de mineração

6 de outubro de 2020

Foi publicada no último dia 01/10 a Lei nº 14.066/2020, que impõe medidas para aumento da segurança de barragens, proíbe a…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS