NOTÍCIAS

Pacific obtém licenças ambientais para projeto de potássio no Amazonas

23 de outubro de 2013

A Pacific Potash obteve as licenças ambientais necessárias para realizar campanha de sondagem e mobilizar uma plataforma de sondagem para o seu projeto de potássio no Amazonas. A empresa canadense controla a mina de potáss

A Pacific Potash obteve as licenças ambientais necessárias para realizar campanha de sondagem e mobilizar uma plataforma de sondagem para o seu projeto de potássio no Amazonas. A empresa canadense controla a mina de potássio em Itacoatiara, a cerca de 100 quilômetros de Manaus. As reservas de silvinita e vão ser utilizadas para a produção de cloreto de potássio. A sondagem no local deve ter início nos próximos sete dias.

rn

A empresa finalizou o processamento e análise das seis linhas sísmicas históricas que cobrem os alvos iniciais. O poço inicial sondado pela Pacific vai ser o primeiro de potássio sondado na parte central da bacia do Amazonas. As outras explorações de potássio que ocorreram no local foram realizadas às margens da bacia.

rn

O presidente e CEO da empresa, André Costa, comentou sobre a obtenção das permissões ambientais. “Esse é um passo muito importante para a Pacific Potash. O caminho, agora, está livre para que possamos executar a sondagem de nosso poço inicial do programa de exploração”, disse.

rn

Assim que for iniciada, a sondagem deve demorar cerca de 60 dias para chegar até à profundidade máxima de 1.500 metros e remover amostras de testemunhos da formação de interesse. As amostras vão ser enviadas a Saskatchewan, no Canadá, para análise e processamento.

rn

A área que vai ser explorada na Bacia do Amazonas tem 1,4 milhão de hectares e abrange os municípios de Itacoatiara e Parintins. A região está sendo estudada pela empresa desde o ano passado. O projeto prevê investimentos próximos de US$ 5 milhões, em 2013.

rn

A região do Amazonas possui mais de um milhão de toneladas de silvinita com teor médio de 18,47% de K2O equivalente, de acordo com o Sumário Mineral de 2012 publicado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

rn

Além do projeto de potássio no Brasil, a Pacific Potash é proprietária do projeto Alberta, no Canadá.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS

10 anos da Casa da Mineração: uma parceria harmônica em prol da indústria da mineração no Pará

17 de outubro de 2022

Para marcar as celebrações dos 10 anos da Casa da Mineração, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Sindicato das Indústrias Minerais…

LEIA MAIS