NOTÍCIAS

Petrobrás e Vale avaliam explorar petróleo e potássio

28 de agosto de 2012

rnSem alarde, Petrobrás e Vale articulam estratégia de exploração conjunta de petróleo e do minério carnalita, rico em potássio, em jazidas terrestres em Sergipe. A conclusão do estudo

rn

Sem alarde, Petrobrás e Vale articulam estratégia de exploração conjunta de petróleo e do minério carnalita, rico em potássio, em jazidas terrestres em Sergipe. A conclusão do estudo sobre as lavras simultâneas é esperada para outubro. O potássio é matéria-prima fundamental de fertilizantes agrícolas.

rn

Também com discrição, as duas empresas avaliam uma sociedade para a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis no Pará. Os entendimentos são mantidos pela subsidiária Petrobrás Biocombustíveis e pela unidade Vale Energia.

rn

As áreas de potássio, biocombustíveis, fertilizantes e petróleo integram o conjunto de interesses mútuos abarcados por protocolo de intenções firmado em 13 de abril. O comunicado divulgado após a assinatura pelos presidentes Graça Foster (Petrobrás) e Murilo Ferreira (Vale) lista ainda as áreas de logística, termelétrica e ativos de óleo e gás como de interesse comum.

rn

A participação de Vale e Petrobrás em projetos conjuntos resulta do bom relacionamento firmado após a saída dos presidentes Roger Agnelli (Vale, em maio de 2011) e José Sergio Gabrielli (Petrobrás, em fevereiro). A cordialidade entre eles propiciou o início de entendimentos para alianças. Um foco é a mina de carnalita. Em abril, na presença da presidente Dilma Rousseff, Graça e Ferreira assinaram o contrato de renovação do direito da mineradora de explorar as reservas em terras da petroleira.

rn

A Vale arrendou a área, onde já atuava, por mais 30 anos. O projeto visa intensificar a exploração na tentativa de diminuir a dependência brasileira do mercado externo de fertilizantes. Atualmente, o Brasil importa 70% dos fertilizantes usados nas lavouras.

rn

A demora da Petrobrás em aceitar a prorrogação se deveu à presença de petróleo na área. A extração simultânea do minério e do óleo, se concretizada, será marco significativo da união entre as duas maiores empresas brasileiras. A Petrobrás confirma o interesse nas lavras independentes. Em nota, afirma que há “estudo conjunto de viabilidade técnica das lavras simultâneas de óleo e gás e de carnalita”.

rn

Outra prioridade da Petrobrás é agilizar a produção de biocombustível. Assim, poderá diminuir a importação de gasolina, sangradouro de suas finanças desde o ano passado. Em pronunciamento recente, Graça disse que, mais importante do que expandir a produção interna e acelerar a construção das quatro refinarias projetadas, é aumentar a oferta de biocombustíveis. Segundo ela, todo o planejamento da Petrobrás baseou-se no crescimento da produção de etanol no Brasil, o que não se concretizou.

rn

A Petrobrás Biocombustíveis discute com a Vale a produção conjunta de biodiesel a partir do óleo de palma (dendê). Neste mês o presidente da subsidiária, Miguel Rossetto, visitou no Pará a unidade de extração da Vale, que planeja construir mais uma planta e uma usina de biodiesel.

rn

Rossetto disse que a Petrobrás Biocombustíveis abriu “um ambiente de avaliação com a Vale de um possível trabalho conjunto não só em relação ao Pará, mas ao País”. A Petrobrás já trabalha em projetos de combustíveis alternativos no Pará. “Estamos implantando nossos projetos e abrimos diálogo para encontrar sinergias com a Vale. Não há um modelo definido. Nós iniciamos um diálogo”, disse Rossetto. A Vale não comentou o tema.

rn

 

Fonte: O Estado de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Setor produtivo lança manifesto pela derrubada de veto que isenta imposto seletivo nas exportações de minerais extraídos

11 de junho de 2025

Coalizão da indústria alerta parlamentares sobre equívoco jurídico e econômico da tributação na exportação de bens minerais e defende que…

LEIA MAIS

Nova norma da ABNT estabelece boas práticas para análise multielementar de minério de ferro por Fluorescência de Raios X

2 de maio de 2025

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no dia 24 de abril, a norma ABNT NBR 17229:2025 – Minérios…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS