NOTÍCIAS

Preço do minério está firme; operadores veem maior demanda

7 de dezembro de 2012

rnOs preços dos contratos de swaps de minério de ferro ficaram perto da máxima de três semanas nesta quinta-feira, com traders apostando que a demanda pela matéria-prima do aço aumentaria após o feriado

rn

Os preços dos contratos de swaps de minério de ferro ficaram perto da máxima de três semanas nesta quinta-feira, com traders apostando que a demanda pela matéria-prima do aço aumentaria após o feriado do Ano Novo Chinês em fevereiro.

rn

Estão crescendo as esperanças de que a economia chinesa estará em melhor estado no primeiro semestre de 2013, após a nova liderança do país, que assumirá o comando em março, ter anunciado seu compromisso com políticas pró-crescimento, um bom sinal para a demanda no maior consumidor de aço do mundo.

rn

Os preços do minério de ferro no mercado físico passaram a subir nesta semana, após atingirem mínima de seis semanas, com traders começando a pegar cargas para entrega nos próximos dois meses, com as expectativas de que a demanda chinesa se recupere.

rn

“Estamos olhando agora no mercado físico para as cargas a serem entregues de meados de janeiro a meados de fevereiro. Então, você tem alguns traders tomando algumas cargas antes do Ano Novo Chinês”, disse Rory MacDonald, corretor de minério da Freight Investor Services (FIS).

rn

“Enquanto o sentimento sobre a entrega de dezembro estava baixista, estamos olhando para as entregas em janeiro-fevereiro, então o sentimento é melhor. Sempre há uma expectativa de que você terá um aumento do preço após o Ano Novo Chinês, então é a mesma antecipação dessa vez.”

rn

Uma queda nos preços do aço chinês este mês, a níveis vistos pela última vez em setembro, estimularam compradores de minério de ferro a limitarem as aquisições no spot. Isso rebaixou o preço do minério com 62 por cento de ferro para 115,30 dólares por tonelada na segunda-feira, menor valor desde 19 de outubro.

rn

Desde então, o preço se recuperou para 118,40 dólares na quinta-feira, de acordo com dados da Steel Index. Os preços ofertados pelas cargas de minério importado na China subiram em de 1 a 2 dólares por tonelada nesta quinta-feira, de acordo com a consultoria Umetal.

rn

 

Fonte: Reuters Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

19 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”. O evento será realizado entre…

LEIA MAIS

Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel) realiza reuniões internacionais

9 de dezembro de 2021

Com participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS