NOTÍCIAS

Presença de mulheres em operações da Alcoa no Brasil chega a 18,4% em 2 anos

14 de maio de 2015

A Alcoa, por meio de projetos e iniciativas de longo alcance, contribuiu para o aumento, em menos de dois anos, de 4 pontos percentuais na presença das mulheres em suas operações no Brasil. A mineradora, como forma de fortalecer

A Alcoa, por meio de projetos e iniciativas de longo alcance, contribuiu para o aumento, em menos de dois anos, de 4 pontos percentuais na presença das mulheres em suas operações no Brasil. A mineradora, como forma de fortalecer a mão de obra feminina, exige que seus recrutadores selecionem, para o cargo de gerente, a mesma quantidades de homens e mulheres para cada posição aberta.

rn

Segundo a mineradora e fabricante de alumínio, várias iniciativas ajudaram a impulsionar as operações no Brasil e a porcentagem de mulheres em sua força de trabalho foi de 14,7% em 2012 para 18,4% em meados de 2014.

rn

“Fui beneficiada com a oportunidade de trabalhar na minha área e ser tratada como um igual pelos meus líderes e colegas do sexo masculino. É muito claro para mim que a Alcoa valoriza a diversidade por ser uma empresa inclusiva, que defende os direitos dos trabalhadores e aprecia as suas diferenças”, disse Raiza Cavalcante de Oliveira, engenheira de minas da Alcoa na mina de Juruti, no Pará, em estudo de caso divulgado pela empresa.

rn

A companhia promove, com a realização da “Semana da Diversidade”, palestras, com alto-falantes internos e externos, que abordam temas de gênero, com o objetivo de aumentar a integração das mulheres na companhia

rn

Além disso, a Alcoa, junto ao programa Empresa Cidadã, do governo brasileiro, ampliou os 120 dias de licença-maternidade remunerada por mais 60 dias e, já oferece, em algumas localidades brasileiras, ambientes para amamentação onde as mulheres podem bombear e armazenar o leite em geladeiras até voltarem para casa.

rn

A mineradora fornece ainda, equipamento de proteção individual, projetado especificamente para as mulheres, como forma de aumentar a segurança e o conforto.

rn

“O apoio da liderança e da promoção da diversidade de gênero contribuíram para a minha entrada na empresa em 2011 através do programa de novos engenheiros e também para a minha promoção como supervisora”, disse Isabella Mayra Batista, supervisora de produção da Alcoa Alumínio em Itapissuma (PE).

rn

Ela acrescenta que é notável como a participação feminina aumentou desde que entrou para a planta. “Posso ver o esforço e empenho que a liderança local e regional tem em promover um ambiente de trabalho onde os homens e as mulheres podem trabalhar e se desenvolver igualmente”, afirmou.

rn

As iniciativas da Alcoa abrangem também as mulheres que estão nas escolas e universidades. A companhia promove um concurso de redação que convida meninas do ensino médio de comunidades carentes a refletirem sobre seu futuro profissional. Os vencedores são convidados para um dia de palestras na Alcoa e os autores das três melhores redações receberão prêmios.

rn

Já para as estudantes que cursam engenharia ou áreas afins e recebem as notas mais altas nas admissões universitárias, são oferecidas aulas gratuitas de inglês durante todo o curso. As informações são da Alcoa.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS