NOTÍCIAS

Presidente do Simineral é homenageado

17 de janeiro de 2013

rnJosé Fernando Gomes Júnior é personalidade de destaque do anornGarantir a infraestrutura necessária para viabilização da hidrovia Araguaia-Tocantins será uma das principais bandeiras do setor mi

rn

José Fernando Gomes Júnior é personalidade de destaque do ano

rn

Garantir a infraestrutura necessária para viabilização da hidrovia Araguaia-Tocantins será uma das principais bandeiras do setor mineral em 2013. A informação é do presidente do Sindicado das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, que hoje será homenageado pelo Conselho de Profissionais do Estado do Pará, às 20h30, no Parque da Residência, como uma das personalidades que mais se destacaram no ano de 2012.

rn

“A grande bandeira do setor mineral será garantir a hidrovia Araguaia Tocantins. É importante não só para o nosso setor, mas para o desenvolvimento de todo Pará, porque vai ser um eixo de interligação logística para o sudeste. Mas não só isso, vai ser um eixo de interligação das regiões norte e centro-oeste”, afirmou José Fernando Gomes.

rn

Ele explica que o sindicato está unindo forças com representantes dos demais setores econômicos, com o Governo do Pará, com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), com a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará pela viabilidade do que seria um dos principais troncos do corredor centro-norte brasileiro. “É preciso caminhar juntos com a sociedade para mostrar a importância da hidrovia para o escoamento da produção. Seria uma mudança de paradigmas”, afirmou.

rn

A retomada da navegabilidade do rio Tocantins é um dos principais entraves para viabilização da Aços Laminados do Pará (Alpa), siderúrgica de quase R$ 6 bilhões de reais, que está sendo erguida em Marabá, e do projeto Aline, siderúrgica que, a partir do aço laminado da Alpa, pretende elaborar produtos de aço galvanizado e a frio.

rn

EMPREGO

rn

Além de brigar por mais infraestrutura, outras prioridades elencadas por José Fernando para 2013 são os investimentos em formação de mão-de-obra – nos próximos quatro anos a expectativa é de que sejam gerados mais de 232 mil empregos na mineração e nas empresas que prestam serviços para o setor – e maior agilidade na concessão de licenças ambientais no Estado. “Queremos que as normas ambientais sejam respeitadas, mas precisamos também que elas sejam mais ágeis”, afirmou o presidente do Simineral.

rn

Para este ano, também é grande a expectativa sobre o projeto S11D de expansão do minério de ferro da Vale, em Canaã de Carajás; a implantação da fábrica de cimento, em Primavera, pelo Grupo Votorantim, e de bauxita e alumina, em Rondon do Pará.

rn

Na avaliação de José Fernando Gomes, a escolha do nome dele como uma das “Personalidades do Pará”, pelo Conselho de Profissionais do Estado, vem para coroar um ano de grandes conquistas do setor. “Para gente, enquanto sindicato, é uma honra receber este prêmio, mas, não só isso, é o reconhecimento de um trabalho que estamos fazendo ha seis anos, de levar informação e aproximar cada vez mais o setor da mineração da população. Estamos trazendo a comunidade para conhecer mais sobre a importância do setor mineral no dia-a-dia das pessoas”, afirmou o homenageado, lembrando ações como, por exemplo, a criação da Casa da Mineração, o lançamento do 1º anuário da Mineração; e a realização do 1º concurso de redação, uma parceria da Simineral com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

rn

Entre as principais ações do Sindicato está ainda o lançamento do 1º anuário da Mineração do Pará, que fez uma verdadeira radiografia do setor, destacando os números mais expressivos da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios para a comunidade. A primeira edição foi lançada em março do ano passado, e trouxe uma série de matérias sobre novas tecnologias, mineração sustentável e meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, qualificação de mão de obra e a participação de mulheres na indústria mineral, além de entrevistas com renomados profissionais do setor no Estado. A publicação se consolidou como importante ferramenta de informação para empresas, instituições de ensino e sociedade civil.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: O Liberal

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS