NOTÍCIAS

Programa AGIR EFC comemora resultados após um ano e meio de implantação

18 de janeiro de 2016

O Programa AGIR Estrada de Ferro Carajás – trabalha com foco no desenvolvimento de negócios coletivos com o público que atuava no comércio ambulante ao longo da ferrovia.

Em agosto de 2014, iniciava-se um novo capítulo na história de várias pessoas que sobreviviam da venda de alimentos à beira da Estrada de Ferro Carajás entre os estados do Pará e Maranhão. Após um ano e meio de atividades, o Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (AGIR EFC) comemora os resultados de um trabalho que mistura altas doses de motivação, planejamento, dedicação e persistência.
 
“Realmente é uma imensa satisfação chegarmos neste momento e notarmos a transformação na vida das comunidades envolvidas no AGIR EFC. Sabemos que a caminhada é longa e muito ainda há de ser realizado. Apesar dos desafios, o impacto social e o legado positivo desse projeto nos impulsionam, fortalecem e mostram que estamos no rumo certo, afirma Isis Pagy, diretora da Fundação Vale.
 
A cronologia desse trabalho, realizado com mulheres de 11 comunidades ao longo da EFC, foi documentada em vídeo produzido pela Fundação Vale e empresas parceiras. O material traz registros de como era a rotina dessas mulheres antes de integrarem o programa, o início das atividades do AGIR, o processo produtivo, as primeiras comercializações de produtos até a chegada do Novo Trem de Passageiros. “Eu não conseguia costurar, mas aí o professor foi me ensinando e, hoje, me sento à máquina e faço todas as minhas costuras”, declara uma das participantes do grupo Trilhando a Costura, de Alto Alegre do Pindaré, no vídeo.
 
Mais de 220 empreendedores individuais já integram o Programa AGIR EFC em 22 negócios sociais distribuídos nos sete municípios-sede ao longo da ferrovia. Os empreendedores recebem apoio em infraestrutura, maquinário, como também acompanhamento técnico e toda a gestão integrada de negócios (produção, venda, compras e tesouraria). “Já podemos notar diversos benefícios junto aos empreendedores, tais como: senso de trabalho coletivo, conhecimento sobre empreendedorismo, empoderamento e resgate da autoestima, além da geração e incremento da renda familiar através dos negócios sociais apoiados pelo AGIR EFC”, declarou Marcus Finco, que está à frente do programa pela área de Negócios Sociais da Fundação Vale. “Em 2016 iniciamos a etapa de aceleração dos negócios sociais, visando a consolidação dos processos produtivos e gerenciais dos empreendimentos apoiados pelo AGIR EFC”, destacou Finco.
 
Sobre o AGIR EFC
 
O Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda – o AGIR Estrada de Ferro Carajás – trabalha com foco no desenvolvimento de negócios coletivos com o público que atuava no comércio ambulante ao longo da ferrovia. Os empreendimentos foram definidos em conjunto com as pessoas atendidas, respeitando seus desejos e vocações. O objetivo é apoiar negócios sociais, de modo a colaborar com o aumento da renda média familiar dos empreendedores atendidos, gerar novas oportunidades de trabalho qualificado na própria comunidade e contribuir para o desenvolvimento econômico local.
 
As ações do programa ocorrem em 11 comunidades localizadas em sete municípios ao longo da EFC, sendo Arari (Bubasa), Vitória do Mearim (Todo dia), Alto Alegre do Pindaré (Sede; Arapapá; Altamira; Auzilândia), Buriticupu (Vila Pindaré), Bom Jesus das Selvas (Nova Vida), São Pedro da Água Branca (Sede; Cabeça gorda) e Marabá (Itainópolis).
 
Vale
 
 
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM e associados participam de reunião da ANM para debater resolução que regulamenta processo sancionatório minerário

25 de janeiro de 2023

O Diretor de Relações Institucionais do IBRAM – Mineração do Brasil, Rinaldo Mancin, e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do…

LEIA MAIS

IBRAM e Falconi firmam parceria para definir bases futuras da Carta Compromisso

5 de maio de 2021

Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS