NOTÍCIAS

Projeto reduz consumo de recursos naturais na CBA

24 de abril de 2015

Um projeto inovador gerou uma mudança de grande impacto produtivo e ambiental na Votorantim Metais – CBA. A ideia, que partiu de uma profissional da área de Meio Ambiente da Empresa, fez com que a eficiência de um dos proces

Um projeto inovador gerou uma mudança de grande impacto produtivo e ambiental na Votorantim Metais – CBA. A ideia, que partiu de uma profissional da área de Meio Ambiente da Empresa, fez com que a eficiência de um dos processos produtivos da companhia tivesse melhora de quase 70%, o que gerou redução de custos e contribuiu para que a organização passasse a utilizar menos recursos naturais, preservando o meio ambiente.

rn

A mudança aconteceu em um setor conhecido como Salas Fornos, onde o óxido de alumínio (um pó branco extraído da bauxita, o minério que dá origem ao alumínio) é transformado em alumínio líquido, que dará origem ao alumínio primário nos mais distintos formatos. Durante o processo produtivo nesse local, ocorre um fenômeno proveniente da mistura de matérias, denominado Efeito Anódico. Trata-se da elevação da tensão e temperatura dentro do forno em poucos segundos, gerando gases como o PFC (Perfluorcarbono), um gás artificial. Nesse processo, os operadores das máquinas utilizam uma varinha de eucalipto para liberar o gás e prosseguir com a produção do alumínio e para isso eram utilizadas 2,56 varinhas por operação de forno.

rn

Acreditava-se que a umidade do eucalipto era vital para que a utilização fosse eficaz para aumentar a eficiência na liberação de gás. Por este motivo, o plantio de eucaliptos para esta finalidade demandava poda com apenas um ano de maturação, o que gerava impactos maiores ao meio ambiente, tendo em vista que esta característica aumenta a necessidade por áreas de plantio e manejo. Assim, amplia-se, também, o custo de operação.

rn

Com foco na eficiência operacional e melhor gestão da utilização de recursos naturais, a Votorantim Metais – CBA encontrou neste processo uma oportunidade para reduzir a utilização dessas varinhas. Inicialmente, a meta era de reduzir para 1,26 varinha por operação de forno. A analista de Meio Ambiente da Votorantim Metais – CBA, Danila Santiago de Albuquerque Miranda, lembra que a meta era ousada, mas que o foco na excelência e a busca pela maior eficiência dos processos produtivos motivaram a equipe e abriram as portas para a proposta que mudaria um processo de mais de 50 anos.

rn

Para isso, o projeto implantado seguiu as normas da metodologia Seis Sigma, um conjunto de práticas desenvolvidas para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos e potencializar o rendimento. Foi feito um trabalho profundo de diagnóstico e estudo da real situação de utilização da ferramenta: armazenamento, controle na entrega e utilização.

rn

Em matrizes precisas de eficiência, guiadas pelas ferramentas estatísticas de Lean/Seis Sigma, a equipe elaborou um primeiro diagnóstico e seguiu a investigação para propor processos de monitoramento e controle da utilização das varinhas. O intuito foi buscando otimizar e aproveitar ao máximo de cada item. A redução conseguida foi acima da meta, atingindo a marca de 0,84 varinha de eucalipto por forno, uma redução de 68% no consumo.

rn

“É interessante dizer que, pelo próprio método, a gente tinha a indicação de que seria praticamente impossível atingir a meta, já que não havia histórico de consumo de 1,26 varinhas por processo. Acredito que o diferencial para alcançarmos um resultado tão expressivo foi o comprometimento de todos os envolvidos e o respaldo da organização que sempre incentiva a busca por soluções criativas e que auxiliem na redução de impactos ambientais”, destaca Danila.

rn

Hoje, os profissionais que trabalham no setor contam com um controle e padronização especial para a utilização das varinhas. Os colaboradores também receberam informações a respeito da utilização dos materiais com foco no novo procedimento. “O controle rígido deixa tudo mais estável. Hoje a gente sabe que o comportamento é o que define os níveis de consumo”, conta o operador de produção Vando dos Santos.

rn

Contudo, os ganhos não se limitam aos custos e benefícios ambientais, eles melhoram também a rotina dos trabalhadores e a qualidade do processo. “Elaboramos uma formula matemática que permite provisionar o consumo com precisão. Agora as pessoas sabem que não precisam utilizar mais que o necessário. É uma evolução na rotina. Esse processo e elaboração da conta foi feito com a participação da operação. Mudamos paradigma e cultura”, avalia o supervisor da área, Carlos Eduardo de Araújo.

rn

Para a gerente geral de Desenvolvimento Humano Organizacional Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Votorantim Metais – CBA, Andressa Lamana, o resultado do projeto é um extrato da cultura organizacional da companhia, cultivando talentos e estimulando projetos alinhados aos Princípios de Sustentabilidade do Grupo Votorantim. “Tivemos ganhos econômicos, produtivos e ambientais. Além disso, melhoramos a rotina e o desenvolvimento das tarefas de nossos profissionais. São projetos como este que buscamos fomentar entre os empregados.”, destaca.

rn

Este estímulo pode ser materializado por iniciativas promovidas dentro da própria empresa, e que buscam valorizar não só nas Unidades produtivas mas em todo o Grupo Votorantim este protagonismo dos empregados. O Prêmio Talento em Sustentabilidade, em que os profissionais da organização inscrevem projetos com viés social e ambiental e ligados aos Princípios de Sustentabilidade do Grupo Votorantim, trata-se de um reconhecimento da empresa às ideias que são implantadas na organização, o que ampliam a participação dos colaboradores na geração de valor da Companhia.

rn

 

rn

 

 

Fonte: JE Online

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Faltam dois dias para a segunda edição do e-Mineração

14 de junho de 2021

20 mineradoras e centenas de fornecedores do setor mineral já confirmaram a participação na rodada de negócios do e-Mineração: Evento…

LEIA MAIS

Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS