NOTÍCIAS

Psicóloga conversa sobre mulher contemporânea e educação em Paracatu

10 de março de 2016

Colaboradora do Programa Encontro com Fátima Bernardes, Viviane Mosé esteve em Paracatu no Dia Internacional da Mulher

Colaboradora do Programa Encontro com Fátima Bernardes, Viviane Mosé esteve em Paracatu no Dia Internacional da Mulher
 
Autora do quadro ‘Ser ou não ser’, do Fantástico, da Rede Globo, em que trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana, e colaboradora fixa do programa Encontro com Fátima Bernardes, a psicóloga e psicanalista Viviane Mosé esteve em dois eventos em Paracatu, no dia 08 de março. À tarde, ela participou de um bate-papo pelo Dia Internacional da Mulher, para empregadas e contratadas da Kinross, no qual falou sobre a “Mulher Contemporânea”. E à noite foi a vez de educadores e diretores de escolas, universidades e centros de formação profissionalizante do município fazerem com ela uma reflexão sobre “Quem é o educador: os desafios da educação na nova sociedade do conhecimento”.
 
Na palestra para mulheres na Kinross, que contou com um público de 100 pessoas, a psicóloga e psicanalista falou sobre o papel da mulher na sociedade atual e seu comportamento frente aos diversos temas como vida sexual, violência, mercado de trabalho, empoderamento e vida familiar. De acordo com ela, a mulher tem muitos desafios ao conciliar família e trabalho, mas ainda assim tem uma influência na família que pode ser utilizada na criação dos filhos. “É preciso criar filhos autônomos e responsáveis e para isso a mulher precisa se dedicar ao máximo nos primeiros cinco anos de vida da criança”, reiterou a psicóloga.    
 
Bate-papo sobre Educação
 
Viviane Mosé também aproveitou sua presença em Paracatu e, na noite do dia 08, conversou com educadores e diretores de escolas da rede de educação local sobre os desafios da educação em uma época em que os jovens possuem recursos como a internet e os computadores. Realizado pela Kinross, o evento contou com 50 participantes. De acordo com ela, alunos e professores devem saber ler o mundo para enfrentar esses desafios e cabe ao professor também ter ciência de que o aluno que dá mais trabalho é aquele que mais precisa de ajuda e requer uma atenção especial do professor.
 
Para a professora Rosângela Barbosa, que trabalha na escola municipal Maria Trindade Rodrigues, na Lagoa de Santo Antônio, as situações colocadas por Viviane fizeram todo sentido para a vivência da sala de aula. “Eu fiquei me vendo na sala de aula o tempo inteiro. Ela instiga você a refletir a prática, como fazer e refazer e como enxergar o aluno que tem maior dificuldade, que é hoje o nosso maior desafio”, opinou.
 
Tatiane Torres, diretora do Sesi/Senai, considerou que a palestra apresentou uma visão ampla, que saiu dos moldes engessados do pensar a educação. “A Viviane nos propôs uma provocação, de ver a educação num contexto, a provocar a nós e nossos alunos a ler o mundo”, finalizou.

Dia Internacional da Mulher
 
Ao longo dos séculos 19 e 20, lutas operárias em busca da diminuição da jornada de trabalho (de 16 para 10 horas diárias), igualdade de salários e direito à licença-maternidade marcaram a luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária. A data 8 de março consagrou-se a partir do protesto conhecido como “Pão e Paz”, na Rússia, em que aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na primeira guerra mundial. Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. O “8 de março” passou a ser reconhecido oficialmente pela ONU como Dia Internacional da Mulher em 1977.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS

Participe do Conselho de Usuários da CPRM

22 de novembro de 2021

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Ouvidoria, lançou no último mês um chamamento público para instituir os Conselhos…

LEIA MAIS