Integrantes do Conselho Socioambiental do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) se reuniram nesta quarta-feira (4/12) na sede do Instituto em Brasília (DF) para a quarta e última reunião presencial do ano. O encontro ocorreu de forma híbrida.
Foram debatidos temas como a interação entre mineração e conservação ambiental, as práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) na indústria mineral, o papel dos minerais na transição para uma economia de baixo carbono, e o compromisso com a biodiversidade, o aumento das áreas verdes e a recuperação de áreas degradadas. Além disso, foram discutidos o combate ao garimpo ilegal, as edições da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29 e COP30) e o projeto Índice de Desenvolvimento de Municípios, que analisa a qualidade de vida no Brasil de forma multidimensional.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, ressaltou a relevância do Brasil no processo de transição energética global e na descarbonização, destacando as grandes reservas minerais do país. Ele também destacou a necessidade de uma política pública mais estruturada para avançar nesse processo e mencionou a importância dos resultados da 2ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada de 6 a 8 de novembro, em Belém (PA).
Participaram da reunião Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross; Marília Marreco Cerqueira, ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Ilona Szabó, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé; Marcello Brito, secretário Executivo do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia; Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente. De forma virtual participaram Ana Cabral-Gardner, CEO da Sigma Lithium, e David Zylbersztajn, professor da PUC Rio.
Pela equipe do IBRAM, além de Jungmann, estiveram presentes à reunião o vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, o diretor de Sustentabilidade, Rinaldo Mancin, o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello, e o diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG), …
LEIA MAISO setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…
LEIA MAISFoi publicada no último dia 01/10 a Lei nº 14.066/2020, que impõe medidas para aumento da segurança de barragens, proíbe a…
LEIA MAIS