NOTÍCIAS

Resultados da Baobab apontam 42% de ferro em projeto em Moçambique

18 de fevereiro de 2014

A Baobab Resources encontrou teor médio de 42% de Ferro nos primeiros dez furos de sondagem de circulação reversa no bloco Tenge, que faz parte do projeto de ferro-gusa e de ferro-vanádio em Tete, Moçambique. A info

A Baobab Resources encontrou teor médio de 42% de Ferro nos primeiros dez furos de sondagem de circulação reversa no bloco Tenge, que faz parte do projeto de ferro-gusa e de ferro-vanádio em Tete, Moçambique. A informação é de comunicado enviado ao mercado hoje (13).

rn

“Os resultados da sondagem de circulação reversa, até o momento, são empolgantes, uma vez que apontam para um potencial de teor médio mais alto em Tenge. Isso vai ter um impacto significativo nos custos operacionais na primeira década de produção”, disse Ben James, diretor administrativo da Baobab.

rn

A mineradora disse que, como o teor encontrado é cerca de 17% maior, a operação vai necessitar de menos run-of-mine e, consequentemente, gerar um custo operacional mais baixo por cada tonelada de ferro-gusa produzida. Segundo o comunicado da empresa, a estimativa de recursos minerais para o bloco Tenge deve ser finalizada no primeiro trimestre de 2014.

rn

Os resultados encontrados nos dez primeiros furos de sondagem são melhores que o teor médio de 36% de ferro apontados por uma análise combinada feita com os blocos Tenge e Ruoni. Um teor médio de 45% de ferro foi encontrado em duas grandes trincheiras, em dezembro do ano passado, próximo à montanha de Tenge.

rn

Grandes volumes de amostragem coletados das trincheiras de Tenge foram processados em laboratórios da Mintke, na África da Sul, e enviados, em conjunto com amostras de carvão e de carbonato, para plantas piloto no Japão e nos Estados Unidos para testes de redução.

rn

A Baobab pretende produzir ferro-gusa com baixas impurezas, a partir dos depósitos de minério de ferro de Tenge e Ruoni, na província central de Tete. A empresa afirmou que carvão térmico também será extraído no local, com uma expectativa de produção de dois milhões de toneladas de ferro-gusa por ano.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS

PDAC 2022 é remarcado para junho

26 de janeiro de 2022

Devido a restrições de saúde pública em Ontário, Canadá, a organização da conferência Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC…

LEIA MAIS