NOTÍCIAS

Rio de Janeiro sedia evento fechado e exclusivo sobre Informação GeoEspacial

17 de agosto de 2012

rnO foco será o intercâmbio de conhecimento no campo geoespacial e seu papel no campo da defesa e segurança internas. Grupo Hexagon traz presidente da América do Sul, Ásia e Pacífico da Hex

rn

O foco será o intercâmbio de conhecimento no campo geoespacial e seu papel no campo da defesa e segurança internas. Grupo Hexagon traz presidente da América do Sul, Ásia e Pacífico da Hexagon e CTO da Intergraph, para apresentar novidades em tecnologia Geoespacial.

rn

Esta semana, o mercado de informação GeoEspacial reúne tomadores de decisão, empresários em mapeamento e no campo geoespacial, gerentes, CEOs, CIOs, CTOs de empresas e entidades governamentais para discutir e deliberar sobre o significativo e vibrante papel do SIG/GIS nos órgãos públicos e corporações.

rn

De 15 a 17 de agosto (quarta a sexta-feira), o Rio de Janeiro será palco (Centro de Convenções SulAmérica) da 2ª Conferência e Exposição Anual Latino Americana da Informação Geoespacial, Tecnologia e Aplicações – Forum Geospacial Latino Americano (LAGF 2012), plataforma para que tomadores de decisão, desenvolvedores, pesquisadores e usuários possam apresentar e discutir as mais recentes inovações, tendências, experiências e preocupações no campo GeoEspacial.

rn

A conferência, que tem confirmada a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a secretária do Ministério de Planejamento Esther Bemerghuy de Albuquerque, e o presidente do IPP, Ricardo Henriques, entre os oradores inaugurais, vão apresentar estudos de casos, conceitos técnicos, workshops, trabalhos de pesquisas, painéis, demonstrações e atualizações sobre o uso de técnicas geoespaciais na indústria. O evento é exclusivo e fechado e pretende fazer ponte entre a tecnologia e os profissionais de governo, indústria e academia em todos os campos relacionados.

rn

Percepções de peso -O Grupo Hexagon – do qual fazem parte as empresas Sisgraph, Intergraph e Leica Geosystems – é o principal patrocinador do evento. Para este ano, a empresa traz para complementar a apresentação das novidades referentes à tecnologia GeoMedia Smart o presidente da Hexagon América do Sul, Ásia e Pacífico, Claudio Simão e o CTO da Intergraph, Mark Doherty. Eles vão compartilhar suas perspectivas únicas e percepções do papel da comunidade de Inteligência Geoespacial em “Garantir a Segurança” e “Derrotando Ameaças”. Claudio Simão participará do painel “Desafios e Oportunidades do Segmento Geoespacial no Brasil”, enquanto Mark Doherty será key note speaker no evento, fazendo uma exposição sobre GIS Dinâmico.

rn

Tecnologias para setores estratégicos -As soluções que as empresas do grupo Hexagon vão apresentar durante o LAGF 2012 envolvem diversas verticais geoespaciais, como Governamentais (Municipal, Estadual e Federal), Óleo & Gás, Infraestrutura (Água, Esgoto, Energia, Gás, etc.), Agricultura de Precisão, Mineração e Transporte. São elas:

rn

Solução para Gestão Municipal baseada na tecnologia GeoMedia Smart Client: contempla e atende exatamente às necessidades de usuários multi-disciplinares por meio de interface intuitiva (fácil uso) atendendo diversos tipos de operações geoespaciais, incluindo ferramentas avançadas de edição e suportando quantidade ilimitada de usuários em diferentes áreas dentro da corporação. Sua arquitetura contempla a criação de inteligentes fluxos de trabalho, sem necessidade de desenvolvimento, que permite ao usuário inserir informações mediante as regras de negócios avançadas restringindo e automatizando a entrada de dados espacial e alfanumérica, que não são suportados por ferramentas de GIS Web tradicionais.

rn

Solução GIS 3D: seu diferencial está em possibilitar não somente a visualização/navegação em ambiente tridimensional de um GIS, mas também com funções de análises espaciais, simulações, inserção de objetos 2D, 3D, AVL, Nuvens de Pontos (*.las), dados provenientes de Vants, posicionamento de câmeras, entre outros, baseados em ambiente 3D. A família Skyline permite a construção, visualização, consulta, análise, customização em visualizações em ambientes virtuais 2D e 3D. Nossa funcionalidade única permite fusão de dados “on the fly” a partir de fontes distintas (suporta os principais formatos GIS do mercado para dados vetoriais e raster) e rapidamente pode ser inserido no ambiente web pelo usuário sem necessidade de processamento. Com diversas ferramentas, que intuitivamente, permitem a construção de diversas simulações como Corte/Aterro e cálculo de volume, Inundação, Intervisibilidade, Perfil Topográfico, entre outros.

rn

Versão GeoMedia 2012: arquitetura completamente inovadora com novas funcionalidades e integrações com as aplicações Erdas e Leica, como por exemplo a construção de fluxos inteligentes integrando vetor com raster, nova interface baseada em ribbon, ferramentas de inserção de texto avançadas, visualização de imagens Multi-bandas e navegabilidade compartilhada entre Erdas Image e GeoMedia.

rn

Solução GeoMedia SDI: Seguindo as tendências de mercado, os produtos GeoMedia SDI permitem o total controle na geração de serviços espaciais no padrão OGC, restringindo o acesso por usuário, área geográfica, camadas geoespaciais, etc., além de possuir interface simples, rápida e intuitiva para a visualização/integração de dados espaciais, dos diversos formatos, através de Web Services. Além disso, esta solução é totalmente integrada ao Erdas Apollo e permite que o usuário dentro do Portal possa consumir, classificar, cortar, rodar diversos fluxos (análises temporais, por exemplo) para as imagens armazenadas nos metadados do Erdas Apollo.

rn

Solução para Gestão de Redes: solução amplamente utilizada mundialmente, principalmente Portugal e Espanha, para a gestão de Rede de Água, Esgoto, Gás, etc. Contempla as principais regras de negócio (Modelo de Dados) e funcionalidades específicas para o tratamento de dados geoespaciais voltados a infraestrutura, como: emissão de relatórios e inventários, Gestão de Ordem de Serviços, traces de rede, gestão eletrônica de documentos, integração com sistema de modelagem matemática, etc.

rn

Solução para Gestão de Crises: Plantas, Refinarias, Meio Ambiente (barragens, inundação), Aeroportos e instalações relacionadas buscam melhores maneiras de proteger e assegurar a infraestrutura crítica (câmeras, sensores, alarmes, avl, rádio, etc.), promovendo um ambiente seguro aos profissionais que atuam na instalação e para a comunidade vizinha. Com as recentes preocupações com segurança, direcionadas por determinações governamentais, perigos de terrorismo, inundações, deslizamentos e preocupação corporativa, grandes empreendimentos industriais, governamentais, etc., devem prover maior segurança física e um sólido controle operacional para rápida tomada de decisão. Tal conceito é denominado de Proteção de Infraestrutura Crítica (CIP – Critical Infraestructutre Protection Solution). Com diversas experiências internacionais, a Sisgraph hoje é líder de mercado neste tipo de solução e provê interface única para tomada de decisão integrando as principais tecnologias do mercado, como: mapas geoespaciais, câmeras CFTV, sensores, alarmes, rastreamento de veículos e pessoas, sistema de rádio, PABX, entre outros.

rn

Solução para Agricultura de Precisão: Apresentar para a vertical de negócio integrações entre equipamentos de campo (Leica Geosystems) e sistemas (Intergraph) que podem ajudar e automatizar trabalhos de campo com alta precisão cartográfica visando a melhora nos procedimentos empregados e consequentemente na produtividade final.

rn

O grupo Hexagon -Líder mundial no fornecimento de tecnologias de medição, design e visualização, a Hexagon permite que seus clientes planejem, meçam e posicionem objetos, processos e dados para ficar um passo à frente de um mundo em transformação. As soluções Hexagon aumentam a produtividade, melhoram a qualidade e permitem melhores e mais rápidas decisões operacionais, com significativa redução de tempo, dinheiro e recursos. A Hexagon conta com mais de 13 mil funcionários, espalhados por mais de 40 países, que respondem por vendas líquidas de mais de 2 bilhões de euros. Os produtos Hexagon são utilizados em enorme variedade de indústrias, incluindo a topográfica, de energia, aeroespacial e de defesa, segurança e construção, segurança e fabricação. [www.hexagon.com].

rn

 

Fonte: Portal Fator Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS

IBRAM anuncia os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…

LEIA MAIS