NOTÍCIAS

Rio Tinto implanta caminhões e trem autônomos em mina na Austrália

7 de abril de 2015

A Rio Tinto deu início ao processo de automatização das minas de minério de ferro que possui em Pilbara, na Austrália. A segunda maior mineradora do mundo implantou 57 caminhões sem motorista e testou o prime

A Rio Tinto deu início ao processo de automatização das minas de minério de ferro que possui em Pilbara, na Austrália. A segunda maior mineradora do mundo implantou 57 caminhões sem motorista e testou o primeiro trem sem maquinista na mina da joint venture Hope Downs 4, controlada em conjunto com a Hancock Prospecting.

“Nós estamos apenas começando. Nós temos essas várias tecnologias e cada uma, de sua forma, está trazendo benefícios, mas ainda não estamos trabalhando em um sistema de automação da mina que está em pleno funcionamento”, disse Michael Gollschewski, diretor administrativo da Rio Tinto.

rn

A Rio Tinto detém 15 minas que produzem a commodity e segue aumentando a produção apesar da cotação do minério de ferro, que está abaixo de US$ 50 a tonelada, segundo índice do Metal Bulletin para o minério com 62% Fe na modalidade CFR para entrega no porto de Qingdao.

“Há muitas tecnologias em que estamos trabalhando que começaram a se conectar, de forma que vão trazer eficiência no futuro”, afirmou o Gollschewski. O primeiro trem sem maquinista da Rio tinto foi apelidado de AutoHaul.

A Rio Tinto é a maior operadora de caminhões autônomos, tendo transportado mais de 200 milhões de toneladas de minério de ferro nos últimos anos, utilizando tecnologias de automação. Em 2012, a mineradora informou que gastaria cerca de US$ 500 milhões em trens autônomos com alta tecnologia que pudessem ser controlados por meio de um centro em Perth.

A Rio Tinto possui o programa de inovação Mine of the Future, que visa tecnologias de automação para melhorar produtividade, eficiência e segurança. O programa foi lançado em 2008 e inclui parcerias com Atlas Copco e Komatsu. No ano passado, a Rio Tinto lançou um centro de excelência de processos em Brisbane, na Austrália. Com informações do jornal australiano The Australian.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

Programe-se: IBRAM apresenta calendário de eventos 2023

6 de janeiro de 2023

Ao longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…

LEIA MAIS