A Rio Tinto tem feito o uso de drones para fiscalizar as redes elétricas, checar os estoques e monitorar problemas geotécnicos em suas operações de mineração na Austrália. Os equipamentos estão
A Rio Tinto tem feito o uso de drones para fiscalizar as redes elétricas, checar os estoques e monitorar problemas geotécnicos em suas operações de mineração na Austrália. Os equipamentos estão cumprindo tarefas árduas em áreas de difícil acesso, que, antes da tecnologia, eram atividades que demandavam pessoal e helicópteros.
rn
O diretor de Tecnologia e Inovação da Rio Tinto, Greg Lilleyman, disse à publicação Business Insider que os drones estão sendo usados em uma série de sites de mineração da companhia. No entanto, segundo o executivo, a mineradora não está interessada nos drones em si, mas sim no que os empregados da empresa conseguem fazer com a tecnologia.
rn
“Os drones, por conta própria, não valem muito a pena, em geral. Aliás, nós não estamos muito interessados nas características de um drone. Mas o que você consegue extrair usando um, isso sim é o que é interessante”, disse Lilleyman.
rn
Os equipamentos voadores estão sendo usados pela Rio Tinto para cobrir áreas extensas entre minas, portos e ferrovias para inspecionar as redes elétricas, que, em alguns casos, podem se estender por até 400 quilômetros ao longo do deserto.
rn
“Nós estamos usando drones para fazer inspeções ao longo de nossas redes elétricas, linhas de energia. Antes precisávamos usar helicópteros ou mandar equipes para áreas de difícil acesso para fazer essas inspeções”, contou o executivo.
rn
A segunda maior mineradora do mundo também tem usado os drones para checar os estoques de commodities e monitorar problemas geotécnicos dentro das minas, especialmente em torno da cava, áreas onde enviar pessoas pode ser perigoso, caro ou até mesmo impossível. Lilleyman disse que uma série de empresas desenvolveu drones especializados para esse tipo de serviço e muitas buscam fechar contrato com a Rio Tinto.
rn
“Em alguns casos, nós chamamos um representante dessas empresas, que traz um drone e nós o pedimos para fazer algumas inspeções”, afirmou. Segundo o executivo, a Rio Tinto ainda estuda outras formas de utilizar os drones em suas operações.
rn
“Nós estamos investigando usar drones para inspeções de manutenção em torno de planas que são de difícil acesso. A questão é o que você faz com o drone, porque o drone por conta própria não agrega nenhum valor além de te levar em um lugar onde você não conseguia chegar”, afirmou Lilleyman. As informações são do Business Insider.
rn
Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.
rn
rn
Fonte: Notícias de Mineração Brasil
A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…
LEIA MAISExpo Dubai – crédito: divulgação Representantes do governo, entidades de classes e empresários mineiros de vários setores industriais participam da…
LEIA MAISA Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…
LEIA MAIS