rnOs novos empreendimentos minerários de grande porte previstos para o Brasil atualmente estão se estruturando de forma a priorizar não só as operações de extração e beneficiamento do&
rn
Os novos empreendimentos minerários de grande porte previstos para o Brasil atualmente estão se estruturando de forma a priorizar não só as operações de extração e beneficiamento do minério de ferro, mas também as soluções de logística. O sistema integrado entre mina e modais de transporte próprios trazem autonomia e queda nos custos das operações. Outro ponto determinante no atual cenário macroeconômico é a demanda garantida. Por isso, o gerente geral de Desenvolvimento de Projetos da MMX Mineração e Metálicos, Emir Birro de Castro, destacou a viabilidade do projeto da empresa em Serra Azul, no Quadrilátero Ferrífero.
rn
Hoje, a são produzidos nessa unidade 6 milhões t e, com o plano de expansão, o volume deve atingir 29 milhões t anuais. “Vamos aumentar a cava, estruturar um terminal ferroviário e construir uma usina de beneficiamento, um pequeno mineroduto interligando a usina à ferrovia e um porto no Rio de Janeiro”, detalhou Emir Birro de Castro. Os investimentos devem chegar à casa dos R$ 4,5 bilhões. A região possui 997,4 milhões t de reservas auditadas.
rn
Neste ano começaram as obras civis e no próximo começam as montagens das estruturas. Já em 2014 deve ocorrer o start up. “Fizemos um contrato de transporte com a MRS e estamos construindo em Itaguaí o nosso porto. Nós temos garantidos cerca de 64% da nossa produção para exportação a dois sócios, um coreano e um japonês. Então, nós temos reserva, logística e mercado. Esse é o tripé que suporta o negócio de minério de ferro”, afirmou Emir Birro de Castro.
rn
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Evento bate recorde de inscritos: 2800 participantes. 10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos Estudantes e profissionais…
LEIA MAISHugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…
LEIA MAISAs barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…
LEIA MAIS