NOTÍCIAS

SETOR ECONÔMICO DO AP ESPERA PARA 2016 INSTALAÇÃO DA ZONA FRANCA VERDE

24 de novembro de 2015

Área econômica concede benefício fiscal e abrange Macapá e Santana. Minuta de regulamentação deve ser aprovada pela presidência em 2015.

Área econômica concede benefício fiscal e abrange Macapá e Santana. Minuta de regulamentação deve ser aprovada pela presidência em 2015

A Zona Franca Verde de Macapá e Santana poderá ser instalada em 2016 no Amapá, segundo informou o senador amapaense Randolfe Rodrigues. Ele discutiu sobre o assunto com representantes do setor econômico no último sábado (21), em Macapá. A minuta do decreto de regulação da área econômica foi elaborada pelo Ministério de Indústria e Comércio e deverá ser encaminhada para aprovação da presidência da República, ainda em novembro, conforme previu. Após isso a instalação deve ocorrer em um prazo de 90 dias.

"Estamos aguardando a presidente subscrever o decreto e teremos 90 dias de prazo para que a Suframa [Superintendência da Zona Franca de Manaus] faça a regulamentação final e após a assinatura já teremos instalada no Amapá a Zona Franca Verde, uma fase superior na economia amapaense", ressaltou o senador.

Na prática, a lei permite que empresas possam fabricar produtos no Amapá com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), desde que sejam mercadorias fabricadas a partir de matéria-prima vegetal, animal e mineral (em alguns casos) da Amazônia.

Depois do decreto ser assinado pela presidente Dilma Rousseff, indústrias poderão se instalar no Amapá e produzir a partir da extração, coleta, cultivo ou criação de animais no estado.

A proposta da Zona Franca Verde é conceder incentivos fiscais para indústrias de beneficiamento dos recursos ambientais e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral.

A criação de uma câmara da entidade no Amapá para analisar os projetos de instalação das empresas no estado deve ocorrer, segundo Rodrigues.

"Hoje esse processo só é feito em Manaus. Com o decreto vamos reivindicar para que esta análise passe a ocorrer também no Amapá, facilitando as futuras instalações de empresas no estado", falou.

A expectativa é de que com a criação da Zona Franca Verde, o estado comece a reverter o quadro de crise econômica, conforme Randolfe. Em 2015 foram demitidos 4,4 mil trabalhadores com carteira assinada.

A proposta com a Zona Franca Verde também é aumentar a utilização e investimentos no porto de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, por ser a principal via de escoamento do estado com grandes mercados consumidores.

Fonte: G1
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM discute novas experiências em jornadas de trabalho na mineração

21 de fevereiro de 2025

Compreender as realidades e necessidades das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), identificar modelos de jornadas de trabalho…

LEIA MAIS

Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para as rodadas de negócios híbridas na EXPOSIBRAM 2023

7 de julho de 2023

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…

LEIA MAIS