NOTÍCIAS

Sustentabilidade na indústria mineral é o foco do EXPOSIBRAM Amazônia 2012

29 de outubro de 2012

rnEvento reúne empresas e entidades ligadas à indústria de mineração para debater sobre atuação sustentável e avaliar o atual cenário do segmentornA mineração está pr

rn

Evento reúne empresas e entidades ligadas à indústria de mineração para debater sobre atuação sustentável e avaliar o atual cenário do segmento

rn

A mineração está presente em praticamente tudo que está a nossa volta e desempenha um papel cada vez mais relevante no cenário econômico do País. Por isso, é necessário ampliar a interação e os debates entre Governo, empresas e sociedade, de modo a criar um ambiente favorável para atrair novos investimentos e estimular o desenvolvimento de um setor.

rn

Durante quatro dias, lideranças empresariais, dirigentes da atividade mineral, fornecedores, especialistas, acadêmicos e estudantes do setor discutirão a importância da atividade para o desenvolvimento sustentável no 3º Congresso de Mineração da Amazônia. A iniciativa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), ocorre simultaneamente à 3ª Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e compreende a EXPOSIBRAM Amazônia 2012 (www.exposibram.org.br).

rn

“Nesta terceira edição temos como meta no Congresso deste ano reforçar o conceito de que a Amazônia faz parte do cenário internacional da mineração. Também pretendemos que os eventos ajudem a atrair investidores e empresas da cadeia da mineração para a região”, afirma José Fernando Coura, Diretor-Presidente do Instituto.

rn

O evento irá debater assuntos que estão atrelados à atividade mineradora, como a mineração em terras indígenas, que ainda precisa de regulamentação por parte do Governo Federal, os atuais desafios encontrados, sem deixar de abordar o panorama econômico atual e do cenário no médio prazo para o setor. A EXPOSIBRAM Amazônia também será uma oportunidade de mostrar quais as ações desenvolvidas pela indústria da mineração em prol do desenvolvimento sustentável e suas evoluções.

rn

A iniciativa do IBRAM se mostra relevante tendo em vista que as mineradoras investirão cerca de US$ 75 bilhões no Brasil, até 2016, em projetos novos e na expansão de seus empreendimentos. Somente a Região Amazônica receberá cerca de 30% desse total.

rn

Congresso – Logo no primeiro dia da EXPOSIBRAM Amazônia, o IBRAM traz o Ministro de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para tratar sobre as “Perspectivas econômicas mundiais e seus efeitos sobre o mercado de bens minerais”. O objetivo é debater, dentro do cenário político e econômico mundial, as expectativas para implantação de novos projetos minerários no País.

rn

O Instituto também realiza um talk-show com grandes nomes da mineração brasileira como o Presidente da Mineração Rio do Norte (MRN), Julio Sanna, o Presidente da Anglo American – Unidade Minério de Ferro, Paulo Castellari-Porchia, e o Diretor Superintendente da Votorantin Metais, Tito Botelho Martins. Eles irão discutir ações sustentáveis do setor e como a atividade mineral pode influenciar no desenvolvimento local e regional.

rn

Os debates sobre a interiorização do desenvolvimento não se restringem ao talk show. O Especialista Sênior em Mineração do Banco Mundial, Michel Stanley, também abordará o assunto em sua apresentação – marcada para o último dia da EXPOSIBRAM.

rn

Assuntos de grande repercussão no setor também fazem parte da programação. A mineração em terras indígenas consta no rol de tópicos a ser discutido entre os especialistas. O momento para tal debate é propício, uma vez que o governo analisa a regulamentação da exploração mineral nessas áreas.

rn

Durante o evento, os congressistas também poderão conhecer as ações sustentáveis praticadas pelas mineradoras. Este assunto estará mais evidente no painel que tratará sobre o “Inventário sobre a Gestão da Sustentabilidadena Mineração: a evolução em 20 anos”, que contará com a participação Especialista em Gestão Ambiental da Environmental Resources Management (ERM), Maria Sulema Pioli.

rn

Nesta oportunidade também será apresentado o Índice de Sustentabilidade da Mineração (ISM), criado pelo geólogo Maurício Boratto. O ISM é uma metodologia a ser aplicada especificamente em unidades operacionais minerarias que busca verificar a sustentabilidade dos empreendimentos minerários, incluindo as comunidades de entorno e o município de inserção da mineração e levando em consideração as especificidades brasileiras.

rn

Os patrocinadores da EXPOSIBRAM Amazônia são Vale S.A., Votorantim Metais, Anglo American, Hydro, Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), Geosol, Hyundai Heavy Industries Brazil, Deltamaq, Mineração Rio do Norte, FGS Brasil, Alcoa, Imerys, Mobil e General Electric. O evento conta com apoio de: Governo do Pará, Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

rn

Para inscrições e informações, acesse www.exposibram.org.br.

rn

Serviço:
EXPOSIBRAM AMAZÔNIA 2012
Data: 5 a 8 de novembro
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, situado à Avenida Doutor Freitas, S/N, Marco – Belém (PA)
Inscrições antecipadas para o Congresso até 2 de novembro pelo site www.exposibram.org.br

rn

 

Fonte: Jornow

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



e-Mineração 2023 une mineradoras e fornecedores com o propósito de garantir mais sustentabilidade e responsabilidade socioambiental ao setor

7 de julho de 2023

2100 participações 100% virtuais, 35 palestrantes e moderadores, 9 painéis com temas de grande relevância para o setor mineral e…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS