NOTÍCIAS

Tecnologia da Veolia é aposta para recuperação de sólidos em efluentes

17 de outubro de 2013

Líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, a Veolia Water apresenta o processo HPD® de evaporação e cristalização para recu

Líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, a Veolia Water apresenta o processo HPD® de evaporação e cristalização para recuperação de recursos no processo de tratamento de efluentes.

rn

O processo HPD® de evaporação e cristalização para tratamento de águas residuais e efluentes baseia-se num sistema de câmaras no qual o efluente entra para ser aquecido. Por meio do processo de evaporação da água retiram-se as impurezas e, também, os cristais de sais que se formam e se concentram. Após essa etapa, a água gerada está reciclada e os sais prontos para reúso.

rn

No setor agrícola o processo HPD® permite as grandes indústrias do ramo de fertilizantes a recuperar até 750 mil toneladas por ano de sal proveniente de resíduos produzidos e usado no âmbito alimentar e químico (principalmente aplicado para derreter a neve nas ruas), além de produzir 50 mil toneladas de potassa branca por ano. Com relação às petroquímicas, a Veolia auxilia com engenharia básica e equipamentos para a produção de sulfato de amônia.

rn

A Veolia Water opera esta tecnologia em 800 indústrias em mais de 30 países, dentre eles Espanha, Brasil, Indonésia, Canadá e Nova Zelândia atuando nos segmentos industriais de cinzas, mineração, petroquímica, papel e celulose, energético, potassa e fertilizante além de reciclagem e coleta de lixo.

rn

As vantagens

rn

Utilizar a tecnologia HPD® de evaporação e cristalização no tratamento de efluentes agrega uma série de vantagens como:

rn

1. Tratar os efluentes gerais e para reúso de modo a descartar uma quantidade mínima de concentrados de sais para as instalações especializadas;

rn

2. Tratar os efluentes antes de liberá-los no meio ambiente e recuperar o concentrado de sais;

rn

3. Tratar os efluentes para reúso e recuperar o concentrado de sais.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Site Construir Sustentável

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belém sediará EXPOSIBRAM 2023

26 de setembro de 2022

A próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), o maior evento de mineração do Brasil e um dos…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS