NOTÍCIAS

TERCEIRO MINERODUTO JÁ TEM LICENÇA

17 de janeiro de 2014

A Samarco Mineração S/A obteve licença de operação (LO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o terceiro mineroduto e estações de válvul

rn

A Samarco Mineração S/A obteve licença de operação (LO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o terceiro mineroduto e estações de válvulas V e VI. Tais empreendimentos fazem parte do projeto de expansão da empresa denominado Quarta Pelotização (P4P), com investimentos da ordem de R$ 6,4 bilhões em Minas Gerais e no Espírito Santo.

rn

 

rn

Em nota, a Samarco informou que o terceiro mineroduto encontra-se em fase de testes. O duto possui 400 quilômetros de extensão e tem capacidade para transportar 20 milhões de toneladas/ano passando por 25 municípios mineiros e capixabas.

rn

 

rn

Até novembro do ano passado, a mineradora já havia investido R$ 5,9 bilhões no P4P, o que equivale a cerca de 92% do total previsto. Ainda conforme a empresa, 96,6% dos trabalhos estavam concluídos, considerando-se as áreas de engenharia, construção e suprimentos. O projeto teve início em 2011 e o P4P deve entrar em operação ainda neste primeiro trimestre.

rn

 

rn

Segundo informações divulgadas pela empresa, atualmente cerca de 9 mil funcionários trabalham na construção das instalações que fazem parte do projeto. A previsão é que após a conclusão do empreendimento, sejam gerados aproximadamente 1,1 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

rn

Produção – O P4P promoverá aumento de 37% na capacidade de produção da Samarco e os recursos serão aplicados na construção de um terceiro concentrador no complexo de Germano, em Mariana (região Central), uma quarta pelotizadora em Anchieta (ES) e, ainda, um mineroduto de 400 quilômetros de extensão, ligando o ativo mineiro ao capixaba.

rn

 

rn

O terceiro concentrador em Germano terá capacidade de processar 9,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, aumentando a capacidade do complexo para 33,5 milhões de toneladas anuais. Na unidade, prosseguem as obras de peneiramento, moagem, pilha de regularização e estação de bombas.

rn

 

rn

Já a quarta usina de pelotização em Anchieta terá capacidade de produzir 8,25 milhões de toneladas de pelotas por ano. De acordo com a empresa, atualmente, estão em fase de execução na unidade as obras de filtragem, mistura, pelotamento e tanques de homogeneização.

rn

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS