NOTÍCIAS

Universitários buscam apoio para representar Brasil nos jogos internacionais de mineração

15 de março de 2016

A equipe, formada por seis estudantes, quer representar o Brasil pela terceira vez consecutiva no evento, realizado de 25 de março a 5 de abril na Universidade de Montana, nos Estados Unidos

Estudantes de engenharia de minas da Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas (MG), buscam patrocinadores do setor para apoiar o Time Mining Games Unifal na 38ª edição dos Jogos Internacionais de Mineração. A equipe, formada por seis estudantes, quer representar o Brasil pela terceira vez consecutiva no evento, realizado de 25 de março a 5 de abril na Universidade de Montana, nos Estados Unidos.
 
A equipe treina para as competições dos jogos desde janeiro no centro de treinamento, localizado no campus da Unifal de Poços de Caldas (MG). Entretanto, segundo Rodolfo Corrêa, fundador e coordenador do time, ainda faltam materiais e equipamentos para aprimorar os treinamentos.
 
O time disputará sete provas envolvendo atividades múltiplas da mineração, que são Hand Steel, Gold Pan, Swede San, Survey, Track Stand, Mucking e Jackleg. A equipe afirma que treina as quatro primeiras perfeitamente. A preparação para Track Stand e Mucking é feita de maneira alternativa, utilizando tambores em vez de um carrinho de minério, por falta de parcerias de equipamentos, assim como os trilhos de trens, que são usados em ambas as provas.
 
Segundo a equipe da Unifal, o treinamento para a prova Jackleg será feito apenas no dia oficial de treinos durante o evento, tendo em vista que faltam equipamentos e materiais com custos mais elevados, como uma perfuratriz pneumática de coluna, bomba e blocos de concretos.
 
“As provas em si têm como objetivos estabelecer atividades que assumem um caráter esportivo, explorando o trabalho em equipe e admitindo a divisão de tarefas entre cada membro do time, na concepção de proporcionar o crescimento de habilidades, como a pesquisa e planejamento, fundamentos essenciais de um engenheiro de minas”, afirma a equipe, em nota enviada ao NMB. Em conjunto com os Jogos Internacionais de Mineração, ocorrem vários eventos paralelos, como conferências, seminários e visitas técnicas sediadas nas universidades e realizadas junto às empresas patrocinadoras dos jogos. O objetivo é promover o conhecimento e abrir espaço para a discussão de temas relevantes para mineração, estabelecendo um diálogo entre empresas e instituições de ensino que participam.
 
O projeto anual para 2016 foi organizado com base nos apoios obtidos por meio do Programa de Patrocínios Direto da empresa DME, concessionária de energia elétrica, e outro projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Esportes, apoiado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Os universitários conseguiram incentivo de empresas de Poços de Caldas (MG), como a Ouro Mix Concreto Usinado; Gran Japan Concessionária Honda Veículos e a Poçostec Tecnologia em Usinagem.
 
“Destaca-se ainda, o patrocínio direto da empresa TSL – Transportadora Santa Luzia de Aguaí – SP, parceira desde o ano de 2014, o apoio da Caldasfer e Vital Construtora, empresas que forneceram suporte com equipamentos e materiais para o time, e finalmente de 12 meses de bolsas de extensão para o time, vinculado diretamente ao projeto de extensão dentro da universidade”, disse a equipe Unifal na nota.
 
Além de disputar por medalhas, o time também luta para trazer os Jogos Internacionais para o Brasil em 2018, tendo Poços de Caldas (MG) como sede, e também para organizar o 1º Jogos Nacionais de Mineração. Segundo a equipe, isso só será possível com patrocínios de empresas do setor.
 
O Time Mining Games é composto pelos alunos André Santos, Gabriel Silveira, Henrique Lima, Maria Teresa, Valquíria Matt e Rodolfo Corrêa, e coordenado pela professora e coordenadora do curso de engenharia de minas da Unifal, Carolina Del Roveri. “Ao invés de extrair o ouro, o Time Mining Games Unifal-MG trabalha para ganhá-lo”, afirmaram os integrantes.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS