NOTÍCIAS

Vale aumenta produção de níquel em 6,9%

12 de agosto de 2013

A mineradora brasileira teve um aumento de produção de níquel de 6,9% motivada, principalmente pelas unidades de Nova Caledônia e da Indonésia. No Brasil, a operação Onça Puma permanece fechada,

A mineradora brasileira teve um aumento de produção de níquel de 6,9% motivada, principalmente pelas unidades de Nova Caledônia e da Indonésia. No Brasil, a operação Onça Puma permanece fechada, com previsão de voltar a funcionar no quarto trimestre deste ano. A empresa ainda estuda parcerias para seu projeto de níquel, Thompson, no Canadá.

rn

A produção de níquel da Vale tem aumento de 6,9% no segundo trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, o melhor segundo trimestre da empresa desde de 2008. Porém, a produção ficou estável se comparada aos três primeiros meses do ano.

rn

No total, a produção ficou em 65 mil toneladas métricas de níquel no segundo trimestre. No período de abril a junho de 2012, a produção foi de 61 mil toneladas métricas. Na comparação de semestre a semestre, houve um aumento de 4,9% na produção, com 130 mil toneladas métricas no primeiro semestre de 2013 e 124 mil toneladas no mesmo período de 2012.

rn

O que elevou a produção foram as unidades de Nova Caledônia e da Indonésia. “O ramp-up da VNC [Vale Nova Caledônia] e o desempenho de Sorowako [Indonésia], compensaram com folgas as pequenas perdas de produção em Voisey’s Bay e Thompson”, informou o relatório.

rn

A empresa confirmou que continua estudando parceiros estratégicos para níquel em Thompson, no Canadá. Na unidade de Thompson, a produção no segundo trimestre foi 6.200 toneladas, o que significa uma redução de 600 toneladas em relação ao trimestre anterior e de 1.000 toneladas em relação ao mesmo período do ano passado.

rn

No Brasil, a operação de Onça Puma, em Ourilândia do Norte (PA), continua fechada, com previsão de retomada no quarto trimestre deste ano, mas com apenas um forno.

rn

A produção de mate de níquel no trimestre de abril a junho, em Sorowako, foi 5,1% maior que no primeiro trimestre do ano. Foram 19.200 toneladas métricas no 2T13, um aumento de 2.100 toneladas métricas em relação ao trimestre anterior.

rn

“Isso resultou na produção de níquel a partir do matte de Sorowako – processado em sua maior parte na refinaria de Matsuzaka, no Japão, de 18.300 t, 5,1% maior do que no 1T13”, informou a empresa.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS