NOTÍCIAS

Vale e Governo do Pará assinam ordens de serviço para a construção das Usinas da Paz

16 de março de 2020

Vale e o Governo do Pará celebraram na última sexta-feira (13) mais um marco do Programa Territórios pela Paz. A data marcou a assinatura dos contratos com as empresas que vão executar a construção das Usinas da Paz em quatro bairros da Região Metropolitana de Belém e uma unidade no município de Parauapebas, atendendo ao nosso compromisso com a segurança e desenvolvimento dos municípios onde atuamos. Fruto do acordo de cooperação técnica com a Vale, deverão ser construídas além dessas cinco usinas, mais uma em Canaã dos Carajás.

Com investimento de R$ 102 milhões, as obras devem iniciar no mês de abril e serão executadas pelas empresas Impax Eireli, Almáa Engenharia e Gonçalves & Dias.

Concebido pela arquiteta Bel Lobo, o projeto arquitetônico se adapta às características climáticas da Região Amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. A ideia é criar um projeto que gere empatia com a população local, provocando o empoderamento da estrutura pelos moradores dos bairros atendidos e, consequentemente, o cuidado com o espaço.

O que é o Programa Territórios Pela Paz?

Liderado pelo Governo do Estado, o programa consiste em um amplo esforço do governo estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania.

O que são Usinas da Paz?

São espaços comunitários inclusivos e que vão abrigar o programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz). São destinadas para atender as comunidades com oferta de serviços públicos, como cursos e oficinas, além de atividades esportivas e lazer.

Qual o investimento da Vale?

A Vale será responsável pelos projetos executivos e pela construção das Usinas da Paz nos bairros Benguí, Nova União/São Francisco (Marituba), Cabanagem e Icuí Guajará (Ananindeua), na Região Metropolitana de Belém, e nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás. Nossa empresa também investiu na equipagem das polícias civil e militar do sudeste paraense para fortalecer a atuação das tropas em missões, além de suporte logístico e material para outras ações de segurança e inteligência das policias civil e militar.

Secretário estadual de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri

Lourival Ferreira (lider de implantacao pela Vale), Ricardo Balestreri (secretário) e José Fernando Gomes (gerente de Relações Governamentais da Vale)

Lourival Ferreira, líder de implantação pela Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



SEPPI, MME e CPRM promovem 3° diálogo com o setor mineral

7 de maio de 2021

Evento ocorrerá entre os dias 10 e 14 de maio no formato virtual   O Ministério da Economia, por meio…

LEIA MAIS

Livro Azul: IBRAM lança e-book com boas práticas na gestão de recursos hídricos

4 de abril de 2025

A publicação aborda projetos, planos, estudos e ferramentas adotadas por associadas do IBRAM, cujas soluções ampliadas abrangem o universo ESG,…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS