NOTÍCIAS

VALE REALIZA ESFORÇOS PARA REDUZIR AINDA MAIS CONSUMO DE ÁGUA NO ESPÍRITO SANTO

16 de novembro de 2015

Pouca chuva, níveis dos rios mais baixos e alto consumo de água: esta combinação tem que ser evitada.

Pouca chuva, níveis dos rios mais baixos e alto consumo de água: esta combinação tem que ser evitada. Com isso em foco, a unidade de Tubarão da Vale, no Espírito Santo, que hoje já reusa mais de 70% da água internamente, continua buscando formas de proteger este recurso. Entre as ações implementadas desde o início deste ano, estão a paralisação da unidade de hidratação de cal, maior utilização da água de poços profundos perfurados internamente e a implantação de um sistema on-line de monitoramento do consumo dos medidores da Pelotização, processo que exige maior consumo de água.

A necessidade por água vinda da concessionária reduziu significativamente e ainda queremos fazer mais. Atualmente, além do reuso de água utilizada em nossos processos, a empresa busca fontes alternativas de fornecimento de água, como a implantação de uma planta de dessalinização.

O Porto de Tubarão e a Pelotização também possuem sistemas de monitoramento, em tempo real, do consumo industrial de água, evitando assim consumo excessivo. Diversas áreas da empresa já implantaram a reutilização de água de chuva, aproveitamento de água gerada por sistemas de ar-condicionado, descargas e torneiras mais econômicas, entre outras.

No último mês, o governo do estado e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para atuação conjunta no tema, que abrange o estabelecimento de regras, normas e, até mesmo, legislação municipal para definir o melhor uso e combater o desperdício de água. Saiba como estar preparado.

Complexo de Tubarão

O Complexo de Tubarão ocupa uma área física de 14 mil km2. Por lá estão instalados o maior pátio ferroviário da América Latina e oito usinas de pelotização da empresa, que juntas produzem mais de 20 milhões de toneladas por ano. Além das unidades operacionais, o Complexo conta com um prédio administrativo, oito refeitórios, agências bancárias e posto dos Correios.

Fonte: Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



31 de julho: prazo final para inscrições com desconto no Congresso Brasileiro de Mineração

22 de julho de 2022

Estão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro…

LEIA MAIS

Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS