NOTÍCIAS

VALE REALIZA ESFORÇOS PARA REDUZIR AINDA MAIS CONSUMO DE ÁGUA NO ESPÍRITO SANTO

16 de novembro de 2015

Pouca chuva, níveis dos rios mais baixos e alto consumo de água: esta combinação tem que ser evitada.

Pouca chuva, níveis dos rios mais baixos e alto consumo de água: esta combinação tem que ser evitada. Com isso em foco, a unidade de Tubarão da Vale, no Espírito Santo, que hoje já reusa mais de 70% da água internamente, continua buscando formas de proteger este recurso. Entre as ações implementadas desde o início deste ano, estão a paralisação da unidade de hidratação de cal, maior utilização da água de poços profundos perfurados internamente e a implantação de um sistema on-line de monitoramento do consumo dos medidores da Pelotização, processo que exige maior consumo de água.

A necessidade por água vinda da concessionária reduziu significativamente e ainda queremos fazer mais. Atualmente, além do reuso de água utilizada em nossos processos, a empresa busca fontes alternativas de fornecimento de água, como a implantação de uma planta de dessalinização.

O Porto de Tubarão e a Pelotização também possuem sistemas de monitoramento, em tempo real, do consumo industrial de água, evitando assim consumo excessivo. Diversas áreas da empresa já implantaram a reutilização de água de chuva, aproveitamento de água gerada por sistemas de ar-condicionado, descargas e torneiras mais econômicas, entre outras.

No último mês, o governo do estado e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para atuação conjunta no tema, que abrange o estabelecimento de regras, normas e, até mesmo, legislação municipal para definir o melhor uso e combater o desperdício de água. Saiba como estar preparado.

Complexo de Tubarão

O Complexo de Tubarão ocupa uma área física de 14 mil km2. Por lá estão instalados o maior pátio ferroviário da América Latina e oito usinas de pelotização da empresa, que juntas produzem mais de 20 milhões de toneladas por ano. Além das unidades operacionais, o Complexo conta com um prédio administrativo, oito refeitórios, agências bancárias e posto dos Correios.

Fonte: Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS

e-Mineração 2023 une mineradoras e fornecedores com o propósito de garantir mais sustentabilidade e responsabilidade socioambiental ao setor

7 de julho de 2023

2100 participações 100% virtuais, 35 palestrantes e moderadores, 9 painéis com temas de grande relevância para o setor mineral e…

LEIA MAIS

Atração de investimentos em mineração para o Amapá foi tema de encontro entre o presidente do IBRAM, o governador do estado e o secretário-executivo do Ministério da Justiça

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…

LEIA MAIS