VALE REALIZA MANOBRA SIMULTÂNEA DE NAVIOS NO PÍER IV DO TERMINAL MARÍTIMO PONTA DA MADEIRA
19 de outubro de 2015
A Vale realizou a primeira manobra simultânea de navios no pier IV do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, operado pela empresa em São Luís (MA).
A Vale realizou a primeira manobra simultânea de navios no pier IV do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, operado pela empresa em São Luís (MA). A manobra representa uma estratégia da operação para assegurar maior produtividade, pois possibilita que em uma mesma "janela" de maré (baixa ou alta) aconteça a desatracação do navio que parte e a atracação do navio que chega. Atualmente, após a liberação de um navio carregado, o píer só recebe um novo navio cerca de seis horas depois, na próxima maré alta ou baixa. Isso ocorre devido à alta variação de marés em São Luís, com fortes correntes marítimas e pelas características do píer. A operação envolveu os navios Stellar Eagle, do Panamá, que desatracou e Yuan Jian Hai, de Singapura, que atracou em seguida. Este último pertence à categoria dos maiores navios do mundo, os Valemax, que possui capacidade para 400 mil toneladas.
A preparação para a manobra simultânea começou há dois anos e envolveu profissionais da operação do porto e equipes da praticagem do Maranhão. Foram realizados testes no modelo reduzido do TMPM, instalado na Fundação Centro de Tecnologia de Hidráulica (FCTH), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O modelo funciona num imenso tanque de mil metros quadrados que reproduz numa escola menor o terminal de Ponta da Madeira, seus píeres e parte da Baía de São Marcos, onde ele se localiza. "Juntamente com a equipe de praticagem do Maranhão temos desenvolvido uma importante expertise neste tipo de manobra", destaca o capitão do porto, Augusto César Magalhães.
Com os testes foram avaliadas as condições e os cuidados necessários para que a manobra fosse realizada com segurança. A preparação teve foco na simultaneidade e agilidade de ações necessárias para ambos os navios. A operação passará agora por uma fase de avaliação, em que serão identificados pontos de atenção para próximas manobras. Após os novos testes e relatórios que sinalizem um padrão satisfatório nas manobras, elas passarão a fazer parte da rotina.
“ Passo a passo estamos alcançando nossos objetivos sem esquecer de um ítem essencial para a Vale, que é a segurança em nossas operações. Hoje, Ponta da Madeira é o maior porto em movimentação de carga no país e vamos continuar trabalhando para manter esta marca e alcançar muito mais", afirma Roberto Di Biase, gerente-executivo de operações portuárias da Vale.
No ano passado, o TMPM liderou o ranking de portos com maior movimentação de cargas do país, segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Por ele passaram 112,2 milhões de toneladas de minério de ferro do total de 319,2 milhões de toneladas produzidas pela Vale em 2014. A Vale opera com quatro píeres em Ponta da Madeira. O mais novo deles, o píer IV, tem 25 metros de profundidade, ponte de acesso de 1,6 quilômetro e dois berços – o Sul, já em operação, e o Norte, em construção. É no píer IV que atracam os maiores navios mineraleiros do mundo, os Valemaxes , de 400 mil toneladas.
Fonte: Vale