NOTÍCIAS

Vale Verde apresenta projeto para implantação de mineradora ao Governo de Alagoas

12 de dezembro de 2012

rnCom autoridades locais, empresários detalharam planejamento da empresa que iniciará obras de construção em junhorn rnO projeto da planta industrial da Mineração Vale Verde foi apresentado, ne

rn

Com autoridades locais, empresários detalharam planejamento da empresa que iniciará obras de construção em junho

rn

 

rn

O projeto da planta industrial da Mineração Vale Verde foi apresentado, nesta terça-feira (11), para o governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho. O encontro, acompanhado pelo vice-governador José Thomaz Nono e pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, que aconteceu no Projeto Serrote da Laje, no município de Craíbas, foi conduzido pelo presidente e CEO da Aura Minerals, Jim Bannantine.

rn

Em seu pronunciamento, o governador falou do compromisso da sua administração com o crescimento econômico do Estado. “Vamos seguir com a construção dessa grande obra de forma a continuar a geração de empregos e renda, criando milhares de vagas e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado. Muitas ações antecederam esse momento, houve todo cuidado e atenção com o meio-ambiente, garantia de fornecimento de energia segura e constante para que não ocorram interrupções no funcionamento da mineradora”, explicou.

rn

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou os investimentos do empreendimento e a parceria do Governo do Estado. “Após cinco anos de muito trabalho e expectativa, é uma felicidade estar aqui para conhecer um pouco mais desse empreendimento de US$ 500 milhões para o Agreste alagoano. Todas as condições impostas pela mineradora foram resolvidas, como o problema da falta de água, que será solucionado com a criação da adutora do Agreste, em Arapiraca”, disse o secretário.

rn

Para o desenvolvimento de Serrote da Laje, local onde estão sendo feitas as sondagens geotécnicas para as obras de engenharia da unidade fabril, foram utilizadas experiências já aplicadas em países latino-americanos, a exemplo da Aranzazu Mina de Cobre-Ouro–Prata, no México e a San Andres Mina de Ouro, em Honduras.
Com perspectiva para iniciar a construção para o segundo semestre de 2013 e a operar ainda para o primeiro semestre de 2015, a unidade industrial já tem recursos minerais para produzir pelos próximos 18 anos, com um total de 165 milhões de toneladas de cobre e ferro extraídas de duas jazidas (2/3 em Craíbas e 1/3 em Arapiraca), resultando em uma área total de 2.500 hectares.

rn

A Mineração Vale Verde atuará no mercado nacional e internacional e sua capacidade de produção é de aproximadamente 230 mil toneladas ao ano de cobre e cerca de um milhão de toneladas de ferro. De acordo com o coordenador de engenharia da obra, Tony Lima, 65% de ouro compõe esse cobre, o que agrega um valor de 10% ao cobre vendido.

rn

Atualmente, a mineradora gera 41 empregos diretos. Quando as construções forem iniciadas, serão 1.250 postos de trabalho diretos e 5.000 indiretos. Já na fase de operação, 385 pessoas serão empregadas diretamente e 1.540 indiretamente. De acordo com o presidente Jim Bannantine, as posições serão preenchidas primeiramente pelas comunidades locais, estaduais e em seguida ao Brasil.

rn

Os requisitos para os empregos, que depende do cargo que será preenchido (carpinteiros, pedreiros, eletricistas, entre outros), são: Ensino fundamental (ou EJA); Ensino médio (ou EJA II); Cursos profissionalizantes; Cursos técnicos e Cursos de nível superior.

rn

Bannantine fez questão de reafirmar que o compromisso da Aura Minerals não é só com o desenvolvimento econômico de Alagoas, mas também com o social. “Promovemos a participação da sociedade, mantendo-os informados sobre as etapas do projeto e estabelecendo canais de comunicação para esclarecimentos de dúvidas e registro de demandas. Além da implantação de programas sociais, tais como: educação ambiental, formação e qualificação profissional de mão de obra”, completou.

rn

Após conhecerem o projeto da planta industrial da Mineradora, o governador e o vice, acompanhado do secretário Luiz Otavio Gomes e demais autoridades, como o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto e o prefeito do Município de Craíbas, Dinho Leite, visitaram o local de instalação da unidade fabril, a cava e a barragem de sólidos. “Como a quantidade de rejeitos será grande, devido a quantidade de ferro, futuramente poderá se implantar uma outra planta para processar esses rejeitos. Ou seja, será uma mina e duas fábricas”, finalizou o coordenador de engenharia, Tony Lima.

rn

 

Fonte: Primeira Edição

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS

Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS