NOTÍCIAS

Vermeer traz para o Brasil o minerador de superfície

12 de agosto de 2014

A Vermeer recebeu, em meados de julho, o primeiro minerador de superfície T1255. O equipamento de 100 toneladas, que chegou no Porto de Santos, é o primeiro da linha de mineração da fabricante a vir para o país e fi

A Vermeer recebeu, em meados de julho, o primeiro minerador de superfície T1255. O equipamento de 100 toneladas, que chegou no Porto de Santos, é o primeiro da linha de mineração da fabricante a vir para o país e ficará em testes, durante seis meses, em uma lavra de minério de ferro.

rn

O gerente de Escavação Especializada da Vermeer, César Leite, explica que o minerador vai operar em atividades auxiliares, além da extração de minério de ferro. “A versatilidade da linha TL [Terrain Leveler] permite que ela seja empregada em processos auxiliares como a drenagem da mina e no nivelamento do terreno, reduzindo paradas e custos de manutenção”, diz. A fabricante preferiu não revelar qual mineradora vai experimentar o equipamento.

rn

O executivo estima que, em períodos de chuva, a produção nas plantas mineradoras sofram quedas de até 30%. Essa redução é atribuída ao acúmulo de água no fundo da cava e à erosão das vias por onde trafegam os caminhões fora de estrada. Com a precisão de corte do T1255, é possível direcionar a água das chuvas para pontos onde bombas podem fazer drenagem, reduzindo o impacto na produção da planta.

rn

No caso do nivelamento do terreno, além de tornar o percurso mais estável, o TL contribui para redução dos custos de manutenção da frota. “Com o terreno mais uniforme, os pneus e outros componentes dos caminhões passam a ter vida útil maior e menos paradas para trocas reparadoras”, afirmou Leite.

rn

O executivo apontou ainda a efetividade da linha TL no aumento da vida útil das plantas de mineração. Com o uso de explosivos, toda operação da mina tem que ser interrompida por questões de segurança, além do que há restrições em relação à proximidade de rodovias e cidades, o que limitam as atividades extrativistas.

rn

A tecnologia da Vermeer proporciona melhor aproveitamento da planta e melhor qualidade do minério extraído. “O uso de explosivos mistura as camadas de mineral com material estéril, aumentando os custos para obter o minério puro. O TL efetua cortes precisos nas superfícies, de modo a eliminar o britador primário e reduzir o consumo no processo de separação dos resíduos”, disse Leite.

rn

Os modelos da linha Terrain Leveler são compatíveis com operações envolvendo materiais de até 200 MPa (mega Pascal), como o manganês e o basalto, ou da ordem de 130 MPa, como alguns tipos de calcários e minérios de ferros. Com materiais mais brandos, com 50 MPa, porém difíceis de cortar, como alguns tipos de gipsita e bauxita, também apresentam desempenho competitivo.

rn

A empresa tem equipamentos operando com sucesso em minas de gipsita (EUA), cobre (África), carvão (China e Austrália), minério de ferro (Austrália) e iodo (Chile). Nas operações com minério de ferro, na Austrália e no Chile, o resultado da escavação foi de 500 toneladas por hora com o T1255.

rn

O Terrain Leveler T1255 opera com motor CAT de 600HP e conta com um tambor de corte com largura de 3,70 metros. Montado sobre duas esteiras, ele tem capacidade para girar 180º no próprio eixo e baixo centro de gravidade, o que favorece a dirigibilidade em locais confinados e diminui as áreas de translados, nas mais diversas configurações da mina. O sistema TEC Plus gerencia todo funcionamento hidrostático da máquina para que ela opere com sistemas a laser ou GPS, agregando precisão e controle da profundidade e da inclinação.

rn

Como o tambor de corte da linha TL é alocado na parte traseira, ele pode trabalhar até a base do talude e em locais recortados, ampliando as áreas de extração. Os equipamentos contam com o sistema Top Down Cutting, ou seja, os bits penetram nos minérios de cima para baixo, o que viabiliza operação com boa produtividade mesmo em materiais mais duros.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS