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VLI já iniciou embarques de ferro-gusa de Minas pelo porto de Tubarão

5 de fevereiro de 2014

Em dezembro, foram escoadas 22 mil toneladas do insumornA Valor da Logística Integrada (VLI), controlada da Vale S/A, iniciou as operações de escoamento de ferro-gusa através do píer 4 do Terminal de Produtos Divers

Em dezembro, foram escoadas 22 mil toneladas do insumo

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A Valor da Logística Integrada (VLI), controlada da Vale S/A, iniciou as operações de escoamento de ferro-gusa através do píer 4 do Terminal de Produtos Diversos (TPD), localizado no complexo portuário de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo. A primeira operação ocorreu no final do ano passado, com a exportação de 22 mil toneladas produzidas em Minas Gerais.

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De acordo com a companhia, uma das principais vantagens desse terminal é a integração com a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e com a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), garantindo o controle da operação por um único operador logístico. “Com isso, o cliente ganha mais segurança, velocidade e eficiência nas operações, permitindo redução de custos adicionais”, explica, em nota, o gerente Comercial de Siderurgia, André Leal.

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Além disso, conforme ele, o terminal ainda dispõe de espaço para movimentação de outros tipos de cargas, diminuindo a necessidade de os navios de ferro-gusa esperarem para a atracação. Isto poderia resultar em diárias extras de uso das embarcações.

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Para viabilizar as operações, a área de estocagem do TPD teve a capacidade ampliada de 10 mil toneladas para 35 mil toneladas, o que viabiliza a formação de pilhas de ferro-gusa, garantindo a operação de um navio completo, segundo a companhia. Além disso, a empresa contratou equipamentos para garantir melhor performance do embarque.

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Com o uso do TPD 4, a VLI pretende atingir 60% do market share da movimentação do gusa produzido nos polos guseiros de Sete Lagoas, na região Central, e Divinópolis (Centro-Oeste do Estado). Hoje a empresa conta com 30% de participação.

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O market share já foi maior, porém a suspensão das atividades no Porto de Paul, também em Vitória, há cerca de seis anos, reduziu de forma significativa a participação dos portos do Espírito Santo nos embarques do gusa produzido no Sudeste do país.

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“Assim, estamos dando um importante passo para recuperarmos a participação da movimentação desse produto pelos portos do estado do Espírito Santo, que foi duramente afetado com a suspensão das atividades no Porto de Paul”, disse o executivo em nota. A primeira operação com o gusa no terminal ocorreu no final de dezembro. Foram 22 mil toneladas produzidas em Sete Lagoas e Divinópolis.

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Contratos – A VLI compreende a FCA e a Ferrovia Norte e Sul, além de contratos de transporte com a EFVM e com a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A empresa opera também diversos terminais no país, como o Terminal Integrador Luiz Antonio Mesquita, em Santos (SP). A companhia possui frota de aproximadamente 600 locomotivas e 13 mil vagões.

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Em dezembro último, a Vale anunciou a venda de 26,5% de sua participação no capital da VLI por R$ 2 bilhões para um fundo gerido pela Brookfield Asset Management.

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Em setembro de 2013, já havia fechado acordos para a transferência de 20% do capital da empresa de logística Mitsui & Co. e de 15,9% para o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (FI-FGTS), cujo patrimônio é administrado pela Caixa Econômica Federal. As operações movimentaram cerca de R$ 1,7 bilhão. Em comunicado de dezembro do ano passado, a Vale informou que após a conclusão das transações ela teria 37,6% do capital da VLI.

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Fonte: Diário do Comércio

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