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Indústria de fertilizantes pretende ampliar produção no Brasil para reduzir importações
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A norueguesa Yara International, maior produtora de fertilizantes a base de nitrogênio de capital aberto, está buscando parcerias com a Vale e a Petrobras para aumentar sua produção no Brasil.
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Com sede em Oslo, a Yara pretende se aproximar com as duas maiores companhias de commodities do Brasil oferecendo tecnologia e rede de distribuição para os projetos de fertilizantes das duas empresas, disse em entrevista Lair Hanzen, presidente da subsidiária brasileira. A fabricante também considera estudar aquisições ou até mesmo construir novas unidades de produção no país.
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Parceria local
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“Dentro da nossa estratégia há espaço para dividir uma unidade de produção com uma das duas empresas”, disse Hanzen. “Elas podem operar a linha de produção, mas nós seremos responsáveis pela distribuição do produto, comercializa-lo no mercado.”
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Várias empresas instaladas no Brasil, como a Vale e a Anglo American, estão investindo
US$ 18,9 bilhões no segmento de fertilizantes nos próximos cinco anos uma vez que o país, maior produtor de café e açúcar busca formas de reduzir a dependência de fertilizantes importados. O Brasil importa mais de 90% de suas necessidades de potássio e 75% de fertilizantes a base de nitrogênio, de acordo com a associação que reúne os fabricantes desses produtos, a Anda. Mineradoras e petroleiras são importantes fornecedoras de insumos para a cadeia do fertilizante.
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“Companhias como a Yara, Petrobras e Vale estão sempre conversando, mas não quer dizer que agora seja o melhor momento para fechar negócio”, disse Hanzen. “Ficamos trabalhando num projeto todo o tempo para garantir a liderança na hora de coloca-lo em prática”. Procuradas, a Vale e a Petrobras não comentaram o assunto.
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Cerca de 30% das vendas da Yara no Brasil é produzida localmente, incluindo uma unidade
de adquirida da Vale, disse Hanzen. A intenção da companhia norueguesa é produzir a “quase totalidade” da demanda local. O executivo, porém, não disse quando colocará o plano em curso. “Nossa intenção final é ter a produção local.”
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A Yara, que tem 11% do mercado brasileiro de fertilizantes, espera aumentar suas vendas locais para US$ 2 bilhões neste ano. em 2011, a companhia teve faturamento de US$ 1,7 bilhão.
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Fonte: Brasil Econômico
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