NOTÍCIAS

Zaire vai produzir fertilizantes a partir das reservas de fosfatos

21 de agosto de 2012

rnA “Vale Fertil Lda”, empresa mineira vocacionada para a atividade de prospecção geológica de fosfatos, vai investir uma verba de mil milhões de dólares para a construção de uma ind&uacute

rn

A “Vale Fertil Lda”, empresa mineira vocacionada para a atividade de prospecção geológica de fosfatos, vai investir uma verba de mil milhões de dólares para a construção de uma indústria de transformação do minério emfertilizantes na bacia do rio Lucunga, no município do Tomboco, província do Zaire.

rn

O diretor provincial da Indústria, Geologia e Minas, Adão Alberto Sofia, que anunciou o fato ao Jornal de Angola, deixou claro que neste momento a referida empresa está empenhada na realização de trabalhos de pesquisa e prospecção mineira na bacia do rio Lucunga, para que no próximo ano se inicie a fase de exploração de fosfatos. “A verba de mil milhões de dólares vai servir para a empresa suportar os encargos tecnológicos da construção de estaleiros e fábricas e outros serviços de apoio à atividade mineira no terreno, desde o início do projeto até à fase de exploração aprazada para o próximo ano”, elucidou o responsável da Geologia e Minas.

rn

A referida empresa pretende desenvolver a atividade mineira no Zaire, numa extensão de 928 quilómetros quadrados, contra os 412 inicialmente acordados numa reserva estimada em 114 mil toneladas, com teor médio entre os 9,5 a 10 por cento de P205, (composição química do fosfato).

rn

É indispensável a construção de um porto na bacia mineira para permitir que, depois da sua exploração, o produto seja exportado para os continentes onde existirem potenciais mercados consumidores, como é o caso da Europa e América do Sul, disse o interlocutor.

rn

Para ele, o subsolo da província do Zaire, além do petróleo, também possui outros minerais que podem projetar o desenvolvimento na região. Adão Alberto Sofia disse que no subsolo da província podemos ainda encontrar, além do fosfato, a prata, calcopirita, areia silicose, rochas asfálticas, bauxite, quartzo, cobre e guano.

rn

Neste momento decorrem na região trabalhos técnicos de prospecção e licenciamento das empresas candidatas, para que o início da atividade de exploração dos referidos minerais seja um facto em 2013, altura em que a exploração de fosfatos na bacia do rio Lukunga começa a ganhar corpo.

rn

“A direção provincial da Indústria Geologia e Minas tem cadastradas 49 empresas que exploram mineiros no Zaire. Deste número, apenas 12 funcionam em pleno, 13 estão paralisadas e 24 precisam de renovação dos seus títulos de exploração para continuar a exercer a actividade mineira”, observou.

rn

 

Fonte: Agrolink

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS