NOTÍCIAS

Pesquisadora do CETEM apresenta trabalho em Conferência europeia de terras-raras na Grécia

22 de junho de 2017

A pesquisadora Ellen Cristine Giese participou, de 28 a 31 de maio de 2017, do ERES 2017 – 2nd Conference on European Rare Earth Resources, realizado em Santorini, Grécia.

No evento, a pesquisadora apresentou, na forma de pôster e oral, o trabalho “Lanthanide separation by chemically modified bacteria biomass”, de autoria de Ellen Cristine Giese; Caio Silveira Jordão e Marisa Nascimento. Na apresentação do trabalho foram ressaltados os resultados relativos ao uso da biossorção como uma etapa no processo de separação e extração de terras-raras. A biossorção tem sido utilizada como um processo alternativo de troca-iônica que vem sendo testado na recuperação de elementos terras-raras a partir de soluções diluídas. Os processos convencionais, os quais compreendem extração líquido-líquido (solventes) ou sólido-líquido (troca iônica), ainda não estão bem estabelecidos e suas tecnologias necessitam desenvolvimento, visto que os produtos relacionados a essas commodities têm alto valor agregado.

A biossorção consiste em um processo remoção de íons através de interações eletrostáticas, formação de complexos, troca iônica e reações de precipitação que podem ocorrer na superfície celular. Com esta intenção, a biomassa de fungos, algas e bactérias têm sido estudadas quanto a sua capacidade de biossorção de terras-raras.

O ERES 2017 foi a segunda edição da conferência européia sobre terras-raras organizada pela EURARE e EREAN e reuniu 210 pesquisadores do mundo inteiro especialistas em diferentes temáticas envolvendo a cadeia produtiva de terras-raras.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ​

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi​sitante 100 mil, dentro do seu Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS