NOTÍCIAS

Pesquisadora do CETEM apresenta trabalho em Conferência europeia de terras-raras na Grécia

22 de junho de 2017

A pesquisadora Ellen Cristine Giese participou, de 28 a 31 de maio de 2017, do ERES 2017 – 2nd Conference on European Rare Earth Resources, realizado em Santorini, Grécia.

No evento, a pesquisadora apresentou, na forma de pôster e oral, o trabalho “Lanthanide separation by chemically modified bacteria biomass”, de autoria de Ellen Cristine Giese; Caio Silveira Jordão e Marisa Nascimento. Na apresentação do trabalho foram ressaltados os resultados relativos ao uso da biossorção como uma etapa no processo de separação e extração de terras-raras. A biossorção tem sido utilizada como um processo alternativo de troca-iônica que vem sendo testado na recuperação de elementos terras-raras a partir de soluções diluídas. Os processos convencionais, os quais compreendem extração líquido-líquido (solventes) ou sólido-líquido (troca iônica), ainda não estão bem estabelecidos e suas tecnologias necessitam desenvolvimento, visto que os produtos relacionados a essas commodities têm alto valor agregado.

A biossorção consiste em um processo remoção de íons através de interações eletrostáticas, formação de complexos, troca iônica e reações de precipitação que podem ocorrer na superfície celular. Com esta intenção, a biomassa de fungos, algas e bactérias têm sido estudadas quanto a sua capacidade de biossorção de terras-raras.

O ERES 2017 foi a segunda edição da conferência européia sobre terras-raras organizada pela EURARE e EREAN e reuniu 210 pesquisadores do mundo inteiro especialistas em diferentes temáticas envolvendo a cadeia produtiva de terras-raras.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS