rnNova sede do Ibram e do Simineral será aberta ao públicornO Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançará, a 30 deste mês a Casa da Mineração. No local, es
rn
Nova sede do Ibram e do Simineral será aberta ao público
rn
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançará, a 30 deste mês a Casa da Mineração. No local, estarão sediados o Simineral e o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração). A grande novidade é que o espaço será aberto à visitação pública e terá exposições bimestrais e amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel. A Casa será aberta à visitação pública, em parceria entre Simineral e Ibram, com apoio do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e do Sindicato Nacional da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos Sinferbase. Em entrevista exclusiva a O LIBERAL, o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, conta mais detalhes e fala sobre as expectativas para a inauguração da Casa.
rn
Qual é exatamente a proposta da Casa da Mineração? Essa iniciativa é inédita no Brasil?
rn
o Com certeza, somos os pioneiros nesta iniciativa. Nem Minas Gerais, que é o berço da mineração, tem uma Casa como esta que será inaugurada no Pará, no próximo dia 30. Além de abrigar a sede do Simineral e do Ibram, o espaço funcionará como ponto de encontro da mineração do Estado para discutirmos com os poderes públicos e privados, empresas do setor e sociedade como podemos contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento da região e que ações podemos executar e apoiar para esse fim. Teremos exposições bimetrais e amostras de minérios, como ferro, níquel, cobre, entre outras. Lá também, destacaremos as informações do Anuário Mineral do Pará 2012, publicação inédita na região, lançada no início do ano. Abriremos a Casa com a exposição fotográfica sobre as operações de minas no Pará. O local será aberto à visitação pública e será fonte preciosa de informações sobre o setor mineral, em especial para estudantes. Para isso, basta fazer o agendamento na secretaria do Simineral. Fizemos parceria com a Seduc para que as escolas públicas tenham a oportunidade de conhecer o que é a mineração, o que o setor representa para o estado e o quanto ela faz parte da nossa vida. Todas as visitas serão acompanhadas por monitores e, quando possível, estarei participando também.
rn
Tem áreas mais específicas em que o setor sente que falta mais conhecimento por falta da população?
rn
o A área ambiental, com certeza, será um dos principais pontos mostrados na Casa. É importante que a sociedade veja nossa preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável e acompanhe de perto nossas ações. Hoje, as empresas fazem uma mineração altamente sustentável no estado do Pará. Visualize as grandes companhias fazendo mineração em plena Amazônia e tendo ações na Bolsa de Valores.
rn
Qual a importância da mineração para o Estado?
rn
o O setor mineral é o grande indutor de desenvolvimento do Estado, tanto pela sua complexidade e magnitude, quanto pela demanda por produtos e serviços. Hoje, o setor mineral tem um peso de mais de 92% na balança comercial paraense, gerando 232 mil empregos diretos e indiretos. Até 2016, teremos investimentos na ordem de US$ 41 bilhões na mineração. Nos próximos quatro anos, nossa previsão é de 113 mil novos postos de emprego.
rn
Fonte: O Liberal
Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…
LEIA MAISA gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…
LEIA MAISO setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…
LEIA MAIS