Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim terão aterro sanitário com investimentos da Anglo American
8 de agosto de 2017
Assinatura do protocolo de intenções no valor de R$ 6 milhões marca início do projeto, previsto para ser concluído em dois anos
A Anglo American investirá R$ 6 milhões na construção de um aterro sanitário intermunicipal para a disposição de resíduos que irá atender as cidades de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim (MG). Em cerimônia realizada em junho, na Estação Ciência Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, a mineradora e as prefeituras assinaram o protocolo de intenções que prevê a cooperação técnica, institucional e financeira para viabilizar a adequada destinação de resíduos sólidos e a implantação do aterro sanitário.
Com a assinatura do protocolo de intenções, a empresa já iniciará os estudos ambientais e a elaboração do projeto executivo para construção do aterro intermunicipal, que terá capacidade para disposição de resíduos por 20 anos. A estrutura deverá ser concluída em até dois anos.
Até lá, como medida paliativa, o município de Conceição do Mato Dentro contará com o suporte da Anglo American para converter o atual local de disposição de lixo da cidade em aterro controlado. Em Dom Joaquim e Alvorada de Minas, onde atualmente o lixo é depositado em valas, a empresa também apoiará tecnicamente a adequação do sistema de disposição de resíduos sólidos urbanos.
Entre as atividades previstas no protocolo, está a contratação de uma equipe especializada para elaboração do Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, que será entregue às prefeituras até a data de início da operação do aterro. “Ele subsidiará os municípios na tarefa de tornar a gestão de resíduos locais uma operação de excelência. Nossa equipe técnica apoiará continuamente os municípios no desenvolvimento e implementação das atividades de melhoria”, destacou José Flávio Gouveia, diretor de Operação de Minério de Ferro da Anglo American, no momento da assinatura do convênio.
Com a criação de um aterro, os resíduos deixarão de ser descartados em lixões, o que evita impactos ao meio ambiente e à saúde da população e permite uma destinação mais segura e adequada para os resíduos. “As equipes da Anglo American e dos municípios trabalharam para propor uma solução responsável, sustentável e de longo prazo. Estamos orgulhosos por alavancar esse projeto junto às prefeituras, pois trata-se de um legado de longo prazo para todos os cidadãos, viabilizado através do poder público e da mineração”, reforçou Aldo Souza, diretor de Saúde, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da companhia. O Protocolo de Intenções contempla, além da construção, a aquisição de um trator para a operação do aterro.
Na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, estiveram presentes diversas autoridades da região, incluindo os prefeitos de Alvorada de Minas, Vitor Hugo Ferreira dos Santos, de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, e de Dom Joaquim, Geraldo Adilson Gonçalves.