NOTÍCIAS

Empresa mineira quer desenvolver soluções inteligentes para beneficiamento mineral

25 de fevereiro de 2016

O objetivo é criar uma start-up de desenvolvimento de software especializado na área de beneficiamento mineral

A empresa Modelo Operacional (Mope) está em busca de um parceiro ou investidor. O objetivo é criar uma start-up de desenvolvimento de software especializado na área de beneficiamento mineral. A Mope, estabelecida em Belo Horizonte (MG) e registrada no Chile, visa entrar com sua experiência e tecnologia em processos de concentração e beneficiamento e quer um futuro sócio investidor, de preferência com expertise em software.
 
O engenheiro Alexis Yovanovic, proprietário da Mope, acredita que há um bom mercado para soluções inteligentes na área de beneficiamento de minérios, principalmente no setor de minério de ferro. “A parte de mina está bem coberta, mas a de processamento, que é mais cara, não”, diz Yovanovic que é chileno, mas vive no Brasil há quase 30 anos.
 
O engenheiro disse ao NMB que “para isso funcionar, a melhor solução é criar uma nova empresa para dar forma final a um aplicativo que eu já fiz e, ainda, prosseguir com o desenvolvimento de novas soluções”. Segundo ele, essa empresa seria enxuta e teria apenas cinco ou seis pessoas para fazer a arquitetura da solução.
 
Yovanovic também procura soluções inovadoras para outros problemas na mineração como a melhoria dos processos através da concentração seletiva que, ao mesmo tempo, pode permitir o aproveitamento de minérios pobres e reduzir o tamanho das barragens. “Para realizar isso é preciso alguém que conheça bem os processos de beneficiamento”, afirma o especialista.
 
“A nova equipe seria um vetor de geração de soluções modernas para as usinas e estaria em permanente ação sinérgica com empresas fornecedoras de equipamentos, sistemas, serviços e soluções de processo, colaborando para ajudar a arquitetar e levar soluções integradas e com ganhos comprovados às empresas mineradoras”, diz um comunicado emitido esta semana pela MOPE.
 
De acordo com a Mope, o alvo inicial será o aumento de desempenho e a redução de despesas operacionais (Opex) nas operações correntes, e a redução de rejeitos ultrafinos que vão para barragens. De forma geral, o sistema visa, ainda, a melhoria na gestão operacional e de ativos.
 
Yovanovic acredita que a união sinérgica desta nova empresa com fornecedores tradicionais, visando levar soluções efetivas, que gerem redução de Opex, ao invés da venda tradicional de equipamentos e sistemas, via investimentos em capital (Capex). O website da Mope é www.modelooperacional.com.br.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

MCTIC lança consulta pública sobre Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Minerais Estratégicos

1 de outubro de 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou na última quinta-feira (27) consulta pública sobre o Plano de…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS