ENERMIN – Vale quer reduzir 17% das emissões de dióxido de carbono com novo projeto de biodiesel
13 de setembro de 2012
rnComo pontapé para o projeto de produção do combustível B20, composição de 20% de biodiesel com 80% de diesel, a Vale S.A. já iniciou os procedimentos para a plantação de 60 mil hectares
rn
Como pontapé para o projeto de produção do combustível B20, composição de 20% de biodiesel com 80% de diesel, a Vale S.A. já iniciou os procedimentos para a plantação de 60 mil hectares de palma em Acará, no Pará. O projeto foi detalhado nesta quarta-feira durante o
2º Seminário Internacional de Gestão da Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012, em Salvador (BA), pelo Gerente-Geral de Assuntos de Bioenergia da empresa, Cesar Augusto Modesto de Abreu.
rn
Com o novo combustível, que será usado a partir de 2014 em todas as áreas da Vale, espera-se a redução das emissões de dióxido de carbono em 17%. “A Vale é uma das maiores usuárias de diesel no Brasil, com participação em 3% no consumo nacional. Esse projeto visa garantir sustentabilidade às nossas operações”, declarou.
rn
O uso do B20, segundo Cesar Abreu, diminui ainda as emissões de monóxido de carbono (12%), halocarbonetos (20%) e óxido de enxofre (20%). “O plantio será feito em área degradada. Além de não haver derrubada de árvores, o projeto contribui ainda com sequestro de carbono”, complementou.
rn
O ENERMIN 2012 será encerrado no final desta tarde, 12/9, no Hotel Fiesta em Salvador. Durante o evento, dez países são responsáveis por 40 apresentações, divididas em nove sessões técnicas e seis plenárias.
rn
O Seminário é realizado pelo IBRAM e patrocinado pela Vale S.A., Samarco Mineração, Sinferbase e CEMIG. O evento conta com apoio institucional de Salvador Convention Bureau, Sociedade Nacional de Minería, Consejo Minero, Camese, Cesco, Sernageomin e ABIAPE – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia.
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto