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Obras para expandir capacidade de movimenta??o de porto usado pela CSP terminam em 2017

1 de abril de 2016

O Porto do Pec?m, em S?o Gon?alo do Amarante (CE), finaliza o plano de investimentos de R$ 650 milh?es, que vai permitir a movimenta??o de 750 mil cont?ineres de 20 mil p?s (TEUs) anualmente

O Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), finaliza o plano de investimentos de R$ 650 milhões, que vai permitir a movimentação de 750 mil contêineres de 20 mil pés (TEUs) anualmente. O terminal será usado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), joint venture entre Vale e as sul-coreanas Posco e Donguk Steel, que entra em operação em maio.
 
O novo píer com três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres deverá ser finalizado até 2017. Segundo Danilo Serpa, presidente da Cearáportos, as obras avançaram 72%. Os recursos são do governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
 
A principal motivação para os investimentos em expansão do porto é a CSP, que teve investimentos de US$ 5,5 bilhões e tem capacidade para produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço ao ano.
 
A siderúrgica deverá mais que dobrar a movimentação de cargas no porto, que teve seu recorde em 2014, com 8,2 milhões de toneladas. Entre a entrada de insumos siderúrgicos, como minério de ferro e carvão, e o embarque de chapas de aço, a movimentação anual quando a CSP estiver operando a plena carga pode chegar a 10 milhões de toneladas.
 
Inaugurado em 2002, o Porto do Pecém é um terminal off shore com calado natural de 18 metros em seu ponto mais afastado do continente, o que permite a atracagem de navios de grande porte, como os pós-panamax. A estrutura atual é composta por dois píeres marítimos, um para carga geral e outro para granéis líquidos, protegidos por um quebra-mar de 1.768 metros de extensão, que agora será engordado em 1.100 metros. Uma nova ponte de acesso aos píeres também está sendo construída, para permitir uma melhor movimentação de caminhões até os berços.
 
Na visão do governo do Estado, a expansão do porto também visa consolidar a posição de hub port. Segundo Serpa, o porto se destaca em âmbito internacional por suas características naturais, que são favoráveis para a atracação de grandes embarcações. Outra vantagem é a localização. "Estamos a oito dias de viagem dos Estados Unidos, sete da Europa e 45 dias da China", afirmou.
 
A expansão do Canal do Panamá, que receberá navios com capacidade de até 150 mil toneladas, mais que o dobro do limite atual, de 60 mil toneladas, também cria novas possibilidades de rotas internacionais para o Pacífico, ampliando assim suas vantagens como concentrador de cargas em relação aos portos do Sul e Sudeste.
 
Uma vantagem regional, em relação aos demais portos do Nordeste, é a grande capacidade de abrigar novas indústrias do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), uma área de 13.337 hectares nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, apenas parcialmente ocupada. No local está instalada a única Zona de Processamento e Exportação (ZPE) efetivamente em atividade no país. São 4.271 hectares a seis km do porto.
 
A área de influência do porto cearense ainda pode ser expandida com a entrada em operação da ferrovia Transnordestina, que deve trazer grãos e minérios desde o cerrado piauiense até Pecém e o Porto de Suape, em Pernambuco. A obra, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), não tem previsão de conclusão.
 
Notícias de Mineração Brasil
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