Alunos do Senai/Cimatec participaram de uma palestra sobre a história e a forma de atuação da companhia nos setores de geologia e mineração.rn
O grupo faz parte da primeira turma do curso Técnico em Mineração criado recentemente pelo Cimatec. A grade curricular é composta de disciplinas que vão de conhecimentos básicos a específicos da área de mineração e tem carga horária de 1.200h com duração de aproximadamente 24 meses.
Segundo a docente da disciplina de geologia Geovana Paim, que acompanhou os alunos, o objetivo da criação do curso é o desenvolvimento socioeconômico e educacional de estudantes da região metropolitana de Salvador, provendo formação técnica de nível médio para atender as demandas de empresas do setor por pessoal qualificado.
Os estudantes foram recepcionados pelo gerente da Gerência de Informação e Divulgação (Gerid), Ivanaldo Vieira, e receberam exemplares da publicação 'CBPM – Memórias de 40 anos de sucesso', que descreve o trabalho realizado pela equipe técnica da empresa em quatro décadas.
Durante a palestra o geólogo Dante Giudice fez uma síntese do trabalho desenvolvido pela CBPM como principal indutor do setor mineral no Estado. A atuação da empresa é dividida historicamente em fases, iniciada com a busca do conhecimento geológico do território baiano, passando pelo desenvolvimento mineral, atingindo o patamar atual com a consolidação das descobertas através da implantação de importantes empreendimentos minerais, a exemplo dos projetos de níquel em Itagibá, fosfato em Irecê e vanádio em Maracás.
Dante falou também do organograma da área técnica da CBPM, discorrendo como são feitos os trabalhos nas áreas de pesquisa, oportunidades minerais, informação e divulgação e fomento mineral. Participaram também da palestra técnicos de geologia e mineração, que falaram da experiência vivenciada na empresa. Ednaldo Varela, por exemplo, explicou como é feito o trabalho de campo na CBPM. Já Monique Melo falou do trabalho de geoprocessamento.
No final o grupo visitou o memorial da empresa, onde puderam tirar dúvidas e apreciar o acervo de informações, instrumentos usados no passado e amostras de substâncias minerais coletadas nos projetos desenvolvidos pela CBPM.
CBPM
A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…
LEIA MAISA Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…
LEIA MAISAs ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…
LEIA MAIS